Siga nas redes sociais

Search

A importância da manutenção preditiva para a manufatura

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Thiago Caetano, gerente de serviços da Mitsubishi Electric.

Qual é o maior objetivo de uma estratégia de manutenção? Maximizar a disponibilidade de ativos e ampliar o seu ciclo de vida, já que o custo de depreciação dos equipamentos é significativo em setores como manufatura. A grande questão é como proceder, abandonando definitivamente a manutenção corretiva e até mesmo deixando de contar apenas com a preventiva, e adequar os seus processos ao modelo preditivo.

Análise da consultoria Deloitte indica que estratégias de manutenção inadequadas podem reduzir a capacidade produtiva geral de uma instalação em 5% a 20%. Estudos recentes também mostram que o tempo de inatividade não planejado está custando aos fabricantes industriais cerca de US$ 50 bilhões a cada ano.

Isso levanta a grande questão: a saída para evitar paradas é a adoção da manutenção preditiva? Como devo proceder? E quais são os maiores benefícios?

Há muitas maneiras de ajudar sua empresa a adotar o modelo de manutenção preditiva em vez de usar a corretiva ou preventiva.

A opção mais inteligente

Cada planta contém muitos equipamentos, e você conta com o desempenho correto de cada um para manter a linha de produção em funcionamento, sem paradas não programadas.

A abordagem corretiva, claro, é a pior opção, já que a substituição de uma peça é cara, exige uma quantidade significativa de tempo da sua equipe de manutenção e a produção pode ser interrompida durante o processo de reparo.

Estratégias de manutenção preventiva e preditiva são opções mais inteligentes, mas existem diferenças significativas entre os dois modelos.

A manutenção preventiva ocorre em intervalos regulares com base no ciclo de vida da máquina, independentemente do uso, para garantir que nenhum problema surja. Para a manutenção preventiva, a única variável usada para prever a falha é um intervalo de tempo desde que a manutenção anterior foi devidamente realizada.

Já a manutenção preditiva é programada com base nas condições do equipamento. Os dados produzidos durante as operações normais da máquina são analisados para reduzir a probabilidade de falhas e fornecem uma compreensão mais profunda da probabilidade e tempo de falha se um ativo for deixado sem manutenção. Quando a manutenção preditiva emite um alerta antecipado sobre possíveis falhas de peças, você pode rapidamente lidar com o problema e aplicar a manutenção programada.

O melhor dos dois mundos

A manutenção preditiva promete unir o melhor dos dois mundos, visando reduzir a manutenção preventiva desnecessária e, ao mesmo tempo, garantir que os ativos não apresentem falhas.

A partir da combinação de dados em tempo real coletados por meio da Internet Industrial das Coisas (IIoT), a manutenção preditiva analisa continuamente a condição do equipamento durante as operações normais para reduzir a probabilidade de falha inesperada da máquina.

Com isso, as organizações podem monitorar e testar vários indicadores, como distorção da velocidade do rolamento, sistema de lubrificação e/ou temperatura. Usando monitoramento baseado em condições e tecnologia IIoT, soluções de Analytics detectam anormalidades durante as operações normais e enviam alertas em tempo real ao proprietário da máquina que indicam um possível problema futuro.

Mas esse modelo preditivo precisa estar inserido em uma cultura digital, que abrace novas formas de trabalho multifuncionais e capitalizem o poder da inovação. Uma cultura onde todos, desde o level-C até o chão de fábrica, entendam o poder de análise de dados correlacionados as boas práticas de manutenção conforme os dados dos fabricantes. Empresas com uma forte cultura digital, possuem a confiança e a ambição de se tornarem cada vez mais orientados por dados em sua tomada de decisão.

E, com isso, certamente vão aproveitar ao máximo os benefícios de uma estratégia de manutenção preditiva que contribuirão para a maximização e previsibilidade de sua produção.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail