Siga nas redes sociais

Search

A comunicação como aliada das empresas de tecnologia

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Carol Casagrande, fundadora e diretora executiva da Cosmo Comunicação.

No cenário empresarial altamente competitivo em que as empresas de tecnologia operam, é fundamental compreender o valor estratégico da comunicação para a construção e manutenção da reputação, credibilidade e divulgação de suas iniciativas e resultados.

Nesse contexto, a comunicação atua como uma poderosa aliada, que impulsiona o sucesso das empresas, permitindo que se diferenciem dos concorrentes, inspirem confiança e alcancem seus públicos-alvo de forma mais direcionada.

A reputação é um ativo inestimável para qualquer marca. Adotando estratégias de comunicação eficazes, conectadas à cultura e posicionamento da marca, elas são a forma de transmitir mensagens claras e consistentes sobre seus valores, compromisso com a qualidade, inovação e ética, influenciando ativamente na percepção do público e posicionando a empresa como autoridade em seu segmento.

Em paralelo, a credibilidade desempenha um papel crucial, especialmente em um contexto onde os consumidores estão cada vez mais exigentes e cautelosos na hora de escolher as melhores soluções tecnológicas.

Vamos a alguns exemplos práticos?

Uma comunicação bem planejada, clara e eficaz pode, por exemplo, ajudar a traduzir e simplificar conceitos técnicos de tecnologia, transformando em uma mensagem compreensível para os clientes – no seu site, no seu blog, no Linkedin, em apresentações comerciais ou anúncios – facilitando o entendimento, decisão e compra das soluções oferecidas.

Criação constante de conteúdo relevante, conhecimento da sua audiência, diálogo ativo nas redes sociais e um trabalho em conjunto com influenciadores alinhados com a marca e audiência equivalente também podem ser caminhos interessantes para a construção de uma presença online forte e autêntica.

Lembre-se de mensurar. Avalie e defina indicadores, realize pesquisas, testes, avaliação de performance, entendimento do que deu certo ou errado e os motivos. Essas análises tendem a reduzir custos, otimizar o tempo da equipe e contribuir para o alcance dos objetivos.

Também podemos considerar a comunicação como um meio para criar e manter relacionamento com a imprensa, reforçando a presença em canais de mídia de forma orgânica. É evidente que o digital domina, nos oferece mais velocidade, possibilidade de mensuração e um alcance muito maior.

Mas as relações offline – sim, os eventos presenciais, o cafezinho – ainda têm grande força e influência. Por isso, uma boa rede de relacionamento com jornalistas de canais de mídia nacional, internacional e especializada é altamente estratégica – sempre considerando a atuação, públicos e estratégias da sua empresa.

Considere também o seu time de comunicação e marketing ou prestadores de serviços – como agências de publicidade, assessoria de imprensa – como verdadeiros parceiros de negócio. É papel do time promover uma imagem verdadeira – seja sempre genuíno – e buscar constantemente novas oportunidades, trazendo uma vantagem competitiva significativa em relação aos concorrentes, que não param de surgir.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail