Siga nas redes sociais

Search

5 vantagens da telemedicina animal para tutores de pets 

Foto: Pixel-Shot/AdobeStock
Foto: Pixel-Shot/AdobeStock

Por Alaíde Barbosa, CEO da Capri Venture e Natali Lubini, CEO da Dr. Mep 

A telemedicina animal é um serviço que veio para complementar o atendimento veterinário tradicional e facilitar a vida de tutores de pets de todo o Brasil. Por meio de consultas virtuais, é possível receber orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, além de tirar dúvidas e obter conselhos sobre a saúde geral dos animais de estimação. Proporciona aos tutores de animais de estimação um ótimo custo-benefício e é seguro. 

O serviço é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) desde 2022 através da resolução n. º 1465. O que significa que empresas, clínicas e veterinários que atendem pela modalidade virtual devem seguir rígidas regras e zelar pela saúde do animal.  

Importante ressaltar que as tele consultas que necessitam de prescrição do médico veterinário e os atendimentos emergenciais não podem ser feitos de forma remota. Serviços como os de tele orientação, por exemplo, podem ocorrer sem muitas restrições, facilitando o processo. 

Veja os cinco benefícios para os tutores de pet que optam por essa modalidade de atendimento veterinário! 

1 – Mais praticidade e economia de tempo  

Muitas vezes, os responsáveis de animais de estimação, apenas necessitam de uma orientação simples ou até mesmo uma segunda opinião médica. Desta forma, é mais fácil falar com o veterinário de forma remota do que sair de casa, pegar trânsito e causar um estresse desnecessário ao pet. 

2 – Melhor custo-benefício 

Os gastos com os animais de estimação costumam ser altos, por isso a telemedicina chega como uma ferramenta para democratizar o acesso ao atendimento veterinário de qualidade. As empresas e clínicas veterinárias que oferecem essa modalidade de atendimento costumam cobrar menos no atendimento de telemedicina do que em uma consulta presencial. 

3 – Possibilidade de consultar profissionais de todo o Brasil e de fora do país 

Além do conforto e da agilidade, o atendimento virtual proporciona que tutores encontrem especialistas fora da sua cidade de origem e até mesmo no exterior. No caso da busca de uma segunda opinião, por exemplo, é fundamental poder contar com profissionais especializados, que muitas vezes, podem estar fora do alcance geográfico do proprietário do animal. 

4 – Melhor monitoramento para prevenção de doenças 

Na medicina veterinária, muitas doenças podem ser prevenidas por meio de orientações e bom acompanhamento clínico. Com a telemedicina animal, o tutor pode contar com informações sobre alimentação adequada, vacinação, controle de parasitas e higiene, tudo o que irá ajudá-lo a prevenir doenças e melhorar a saúde do seu pet.  

5 – Manter acompanhamento contínuo da saúde do animal 

A telemedicina viabiliza que o tutor mantenha um acompanhamento constante da saúde do pet, permitindo que o veterinário avalie o progresso e faça ajustes no tratamento. Esse tipo de cuidado é primordial para animais com doenças crônicas, como doenças do coração, diabetes e problemas pulmonares, já que os que têm idade avançada, normalmente demandam monitoramento frequente de suas condições clínicas. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail