Siga nas redes sociais

Search

Condomínios veem economia significativa com implantação de usinas solares

Jarlisson de Jesus Cunha, síndico profissional em Ribeirão Preto. Foto: divulgação.
Jarlisson de Jesus Cunha, síndico profissional em Ribeirão Preto. Foto: divulgação.

A energia solar fotovoltaica está em constante crescimento e se tornou uma realidade global, incluindo um espaço significativo no Brasil. 

Dados recentes da Absolar revelam um marco inédito para esse tipo de energia, ficando, em janeiro deste ano, em segundo lugar na matriz elétrica brasileira, superando a energia eólica e ficando atrás apenas da fonte hídrica. 

Com uma representação de 11,2% e uma potência instalada de cerca de 24 GW, a energia solar fotovoltaica está consolidando sua posição no país.

De acordo com a ANEEL, a energia solar fotovoltaica está projetada para crescer 5,6% neste ano, tornando-se ainda mais atrativa para os brasileiros. 

O país já conta com mais de 1 milhão de sistemas solares instalados, sendo que 79% deles são residenciais. Uma das principais vantagens dessa tecnologia é a redução significativa na conta de energia elétrica, podendo chegar a até 90% após a adoção do sistema. O benefício também vem sendo sentido por condomínios, cada vez mais adeptos a esse modelo de energia.

Jarlisson de Jesus Cunha, síndico profissional em Ribeirão Preto, conta que já sente a diferença:

Em Ribeirão Preto, houve um reajuste na energia de 20%, mas nós não precisamos nos preocupar com isso, porque já estamos com usina própria. Ou seja, já começamos a economizar. Depois que finalizarmos o empréstimo feito para a instalação das placas fotovoltaicas, a economia será ainda maior‘’.

O síndico conta que o grande desafio para a instalação desse tipo de energia em condomínios é a questão financeira. Por esse motivo, buscou a EmprestaCondo, empresa especializada em soluções para condomínios, que traz o SolarCondos, primeiro marketplace de energia fotovoltaica direcionado a esse segmento.

Além de oferecer linhas de crédito para investimento do condomínio e para o integrador e/ou instalador, o SolarCondos também avalia a geração para consumo de condôminos, prepara os empreendimentos para a demanda de energia oriunda dos carros elétricos, fomenta a formação de instaladores e amplia negócios da cadeia comercial da energia fotovoltaica com o segmento condominial.

A iniciativa traz soluções completas para os condomínios, como financiamento, estruturas para carport (cobertura de garagem com placas solares), carregadores de carros elétricos e treinamento.

Nós da EmprestaCondo, através do programa SolarCondos, estamos apoiando projetos de energia solar em condomínios de diversos estados. Mais do que financiar um investimento, queremos deixar o nosso legado para as futuras gerações, através da energia renovável“, destaca Murialdo Crescencio, fundador e CEO da EmprestaCondo.

Sobre a EmprestaCondo

Com mais de 30 anos de experiência no mercado bancário, a EmprestaCondo é a primeira e única plataforma multicrédito do mercado condominial. A empresa oferece soluções para meios de pagamento, redução de custos operacionais e recuperação de crédito de inadimplentes. Acesse o site e

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail