Siga nas redes sociais

Search

O papel da tecnologia na mobilidade urbana 

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Cesar Olmos, CEO da Cittamobi.

A mobilidade urbana é um desafio enfrentado por muitas cidades ao redor do mundo. O aumento da população, o congestionamento do trânsito e a necessidade de tornar o transporte público mais eficiente têm levado ao desenvolvimento de soluções inovadoras. Nesse contexto, a tecnologia desempenha um papel fundamental na otimização dos sistemas de transporte público e na melhoria da mobilidade urbana para os milhões de usuários que dependem exclusivamente do ônibus como sua principal alternativa de deslocamento.

Tomando como base a pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), que projeta uma sobrecarga populacional sobre as cidades, até 2050, é estimado que 70% das pessoas viverão em áreas urbanas. Uma das principais contribuições da tecnologia é a disponibilização de informações em tempo real para os usuários de ônibus, como horários precisos e atualizados, permitindo que eles planejem suas viagens de forma conveniente e confiável. Aplicativos e plataformas digitais fornecem dados atualizados sobre horários de ônibus, metrôs e trens, permitindo que as pessoas planejem suas viagens com maior precisão. Isso não apenas reduz o tempo de espera e o desconforto dos usuários, mas também incentiva o uso do transporte público, aliviando o tráfego nas vias e reduzindo a emissão de poluentes.

Além disso, a oferta por soluções de pagamento inteligentes e integradas exclusivamente para o transporte de ônibus, simplifica o processo de pagamento e agiliza o embarque, para que os usuários possam desfrutar de uma experiência ainda mais conveniente. Cartões recarregáveis, pagamento por aproximação e bilhetes digitais são exemplos de soluções tecnológicas que simplificam o processo de pagamento e agilizam o embarque nos transportes públicos. 

Outro aspecto importante é a coleta e análise de dados. É possível obter informações detalhadas sobre o fluxo de passageiros, a ocupação dos veículos e as condições do trânsito para se ter um controle de qualidade. Esses dados podem ser utilizados para identificar padrões, otimizar rotas, aprimorar a gestão dos transportes públicos e tomar decisões mais assertivas para melhorar a mobilidade urbana no transporte público. O fluxo, condições e ocupações dos veículos de transporte (principalmente os ônibus) são fundamentais para um bom padrão de funcionamento tendo em vista que 50% das pessoas que utilizam o transporte público, possuem o ônibus como única alternativa, de acordo com a pesquisa de satisfação da QualiÔnibus coordenada pela WRI Brasil.

Mais vantagens que a tecnologia também impulsiona, é o surgimento de soluções de mobilidade urbana compartilhada, aluguel de bicicletas e patinetes elétricos. Essas plataformas digitais conectam usuários que desejam compartilhar seus veículos ou utilizar meios de transporte mais sustentáveis, proporcionando alternativas viáveis aos transportes individuais tradicionais. Isso reduz a quantidade de carros nas ruas, diminui a poluição e melhora a circulação nas cidades.

Por fim, a tecnologia  possibilita uma comunicação direta entre os passageiros e os gestores do transporte público, permitindo que os usuários reportem problemas, forneçam feedback valioso e contribuam para o aprimoramento contínuo do serviço de ônibus em sua cidade. No levantamento feito pela Oliver Wyman Forum, até 2030 o setor de mobilidade urbana deve crescer 75%. Ou seja, cerca de US$ 26,6 trilhões, o que representa um quinto da atividade econômica global. Esse dado reforça que investir em soluções tecnológicas é fundamental para enfrentar os desafios das cidades modernas e proporcionar uma experiência de transporte mais eficiente, sustentável e agradável para os cidadãos.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail