Siga nas redes sociais

Search

Tendências e inovações disruptivas podem acelerar o crescimento das empresas

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Renato Torres, CEO na O Corpo Explica.

A rápida evolução tecnológica tem impulsionado mudanças significativas no cenário empresarial, abrindo portas para novas oportunidades e desafios. E para ficar por dentro deste mercado, é preciso ficar de olho nas últimas tendências e como elas estão transformando o setor.

Uma das mais marcantes é a adoção da inteligência artificial (IA) como uma ferramenta estratégica. A IA permite automatizar tarefas, otimizar processos e tomar decisões baseadas em dados, proporcionando maior eficiência operacional e vantagem competitiva. Por isso, é fundamental compreender como implementar essa funcionalidade de forma ética e responsável, garantindo a confiança e a segurança dos clientes.

Outra tecnologia revolucionária é o blockchain, que oferece transparência, segurança e descentralização em transações financeiras e registros de dados. As possibilidades que a ferramenta permite são o fortalecimento da confiança entre empresas e clientes, além de sua aplicação em setores como saúde, logística e supply chain.

A realidade aumentada (RA) e a internet das coisas (IoT) também têm um papel significativo na inovação disruptiva. A RA permite a sobreposição de informações digitais ao ambiente físico, proporcionando experiências imersivas e interativas para os consumidores. Já a IoT conecta objetos e dispositivos à internet, gerando um enorme volume de dados que podem ser utilizados para melhorar processos e criar produtos e serviços.

No entanto, a adoção dessas tecnologias não é isenta de desafios. Questões relacionadas à privacidade, segurança cibernética e capacitação de equipes são pontos críticos a serem considerados. Para evitar problemas, é preciso garantir a conformidade com as leis de privacidade relevantes, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ou outras regulamentações aplicáveis, manter o software e os sistemas atualizados com as últimas correções de segurança, implementar medidas técnicas para proteger os dados pessoais, como criptografia e autenticação de dois fatores e treinar o time sobre a importância da privacidade e como lidar corretamente com dados sensíveis.

À medida que o mundo continua a se transformar digitalmente, é essencial que os empresários estejam atentos às tendências e se adaptem às mudanças para se manterem competitivos. Dessa forma, as empresas podem explorar as oportunidades oferecidas pela inovação disruptiva e impulsionar seu crescimento de forma sustentável.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail