Siga nas redes sociais

Search

Automatização e hiperpersonalização da régua de cobrança: uma solução disruptiva em um cenário de alta inadimplência

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Ricardo Moreno, gerente de desenvolvimento de sistemas na :hiperstream.

Nas últimas décadas, o crescimento da economia e do poder de compra por parte da população tem chamado a atenção, trazendo inúmeras facilidades e comodidades para os consumidores, mas também desafios para o ramo financeiro das empresas. Uma questão de grande impacto é a inadimplência, que se tornou um obstáculo significativo para o sucesso dessas organizações. Para se ter uma dimensão do problema, um levantamento realizado pelo Serasa identificou mais de 70,1 milhões de inadimplentes no Brasil – dados que se referem ao mês de janeiro deste ano. Entretanto, ao passo que a tecnologia avança, soluções cada vez mais eficientes são apresentadas ao mercado para que as operações se mantenham estáveis frente a esse cenário.

De fato, a atual conjuntura econômica do país exige a incorporação de soluções altamente qualificadas na jornada financeira, que possam auxiliar as empresas a enfrentar os desafios impostos pela inadimplência. Nesse contexto, a régua de cobrança automatizada tem se destacado como uma importante ferramenta na gestão financeira. Além de permitir o aprimoramento do controle das comunicações financeiras e hiperpersonalização de seu conteúdo, a automatização deste processo possibilita a otimização da jornada de cobrança – perspectivas particularmente vantajosas dado o panorama da inadimplência no Brasil.

As vantagens de contar com uma régua de cobrança automatizada

Contar com uma régua de cobrança automatizada traz inúmeras vantagens para as organizações. Uma delas é a melhoria no fluxo de dados e informações relacionados à gestão das comunicações financeiras. Com a automação, é possível consolidar informações importantes em uma única plataforma, facilitando o acesso e a análise dos dados. Isso ajuda na identificação de padrões de pagamento e comportamento do cliente, o que possibilita a criação de estratégias mais assertivas e personalizadas de cobrança.

Adicionalmente, a automatização da régua de cobrança permite a reversão de débito de forma mais rápida e eficiente. Com a automatização, é possível parametrizar a cobrança de acordo com cada perfil de cliente, personalizando as mensagens, a escolha dos canais digitais de comunicação e a abordagem de acordo com o histórico de interações. 

Além disso, a régua de cobrança automatizada permite a criação de estratégias mais assertivas de renegociação de dívidas, oferecendo opções de parcelamento e descontos de forma automática, aumentando a taxa de conversão de negociações. Assim, é possível otimizar a jornada de cobrança, reduzindo custos e aumentando a eficiência da gestão financeira.

Por que a mensagem correta é tão importante para o sucesso da cobrança?

A automatização da régua de cobranças pode ser uma ótima maneira de economizar tempo e recursos, além de melhorar a eficiência da cobrança. No entanto, é importante ter em mente que a automação não deve ser apenas baseada em repetição e redundância. É preciso evitar o excesso de estímulos na jornada de cobrança, pois isso pode prejudicar a percepção do cliente sobre a empresa e até mesmo desmotivá-lo a realizar o pagamento. Por isso, é fundamental criar mensagens dedicadas exclusivamente para o público inadimplente – de maneira personalizada – a fim de garantir que o cliente se sinta valorizado e compreenda a importância e os benefícios do pagamento.

A personalização das mensagens é uma das principais estratégias para evitar atrito na jornada de cobrança. Por meio de uma análise cuidadosa dos dados do cliente, é possível criar mensagens específicas e personalizadas, que levem em conta as particularidades de cada caso. 

Em um cenário de alta inadimplência, a automatização da régua de cobrança se apresenta como uma solução eficiente e assertiva para as empresas, que tem a possibilidade, mais do que nunca, de extrair mais resultado deste processo.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail