Siga nas redes sociais

Search

Férias de julho: 4 dicas para alavancar as vendas

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Por Maurício Stainoff, presidente da Federação das de Dirigentes Lojistas de São Paulo (FCDL-SP).

Tradicional no calendário letivo brasileiro, as férias de julho, que podem ser compreendidas entre a primeira e a terceira semana do mês, deixam as crianças aproveitando alguns dias de descanso em casa.

Com isso, a rotina nos lares muda de rota, e os lojistas podem aproveitar esse momento para traçar estratégias que possam impulsionar as vendas até o próximo ciclo sazonal, que começa apenas em outubro, com o Dia das Crianças.

Dentro desse universo de parada letiva, diversos setores do varejo são beneficiados. O setor supermercadista potencializa as vendas devido a maior demanda de refeições dentro de casa, o setor de turismo tradicionalmente recebe mais pedidos de reservas de viagens, e o e-commerce tem ganhado força, percebendo um aumento significativo em vendas.

Além das necessidades dentro do lar, o aumento dos passeios durante as férias torna-se comum, idas ao shopping, parques, comércio local, tudo torna-se atrativo para os papais que querem preencher a agenda dos filhos.

O especialista elenca 4 ações importantes para crescer e garantir um volume maior de vendas em julho:

1 – Promoções especiais

Promoções para o mês sempre são atrativas para o consumidor, atraindo potenciais clientes para lojas e estabelecimentos. Promoções voltadas para crianças, como “até determinada idade não paga, ou paga meia”, atraem o consumo.

Além das férias, outro ponto importante para o varejo, é a mudança de estação, concentrando para lojas de roupas, calçados e acessórios, promoções especiais para o período.

2 – Decorações temáticas

Como as férias escolares concentram em maior número crianças e adolescentes, decorações e ambientes temáticos são fortes atrativos para o público infantil. O lojista deve investir em um espaço kids ou brincadeiras lúdicas para entreter os pequenos enquanto os pais compram.

3 – Brindes especiais

Toda criança gosta de presente, uma lembrança ou doce; o varejista pode investir em brindes especiais voltados ao público infantil, como balas, pirulitos, bonecas, carrinhos, e outros brinquedos.

Embalagens temáticas também podem incrementar os brindes a serem distribuídos, com frases lúdicas e cores chamativas, que remetem ao universo infantil.

4 – “Indique e ganhe”

Dentre as possíveis ações para alavancagem em vendas, o compartilhamento do negócio através do tradicional método “boca a boca”, pode ser estratégico, ainda mais envolvendo um plano de bônus.

Com uma campanha de “indique e ganhe”, o cliente assíduo pode indicar um potencial consumidor e ainda ganhar um desconto, ou um brinde ou até mesmo um produto de escolha do lojista, fortalecendo assim sua clientela.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail