Siga nas redes sociais

Search

17 empresas que estão inovando em seus mercados com tecnologia

Foto: mirsad/AdobeStock
Foto: mirsad/AdobeStock

Com um mercado cada vez mais competitivo, permanecer em constante inovação tornou-se a chave para as empresas conseguirem se destacar no seu segmento de atuação.

Afinal, os avanços tecnológicos e a mudança de comportamento de muitos consumidores, exigem que os negócios permaneçam em constante atualização.

Não à toa que 85% das companhias planejam investir na aplicação da Inteligência Artificial (IA), principalmente porque ela tem mudado a maneira de conduzir o ambiente corporativo, segundo uma pesquisa feita pela Bain & Company.

Em outras palavras, é importante que as empresas de todo o país procurem se atualizar constantemente e apostem nas mais diversas plataformas tecnológicas a fim de tornar a experiência do cliente a melhor possível.

Abaixo, listamos 17 empresas que têm mudado o seu mercado de atuação por meio da tecnologia.

TURISMO

A conquista da dupla cidadania sempre foi conhecida como um processo demorado e burocrático, porém com o apoio da tecnologia, a Cidadania4U trouxe um novo paradigma para o mercado, principalmente com a ajuda do seu aplicativo. Isso porque, por meio dele, o cliente tem acesso a um atendimento personalizado e consegue acompanhar o andamento do seu processo de forma rápida e transparente, sem precisar sair de casa. Além disso, a startup tem investido em recursos como a IA e no conceito de omnincanalidade, apostando em ferramentas tecnológicas, como o chatbox, por exemplo.

CIÊNCIA

A área da ciência está sempre em movimento, buscando novos tratamentos e descobertas. Assim, para contribuir com a evolução da área, a Corning cria tecnologias para crescimento celular, genômica, química, desenvolvimento de medicamentos e vacinas, microbiologia, entre outras. Essas soluções inovadoras permitem que cientistas ganhem em produtividade e tenham resultados mais efetivos.                          

TELECOMUNICAÇÕES

Conectividade é uma palavra-chave do cenário atual, e por isso, a emnify foi criada com o objetivo de ajudar as empresas a embarcarem conectividade M2M/IoT em qualquer dispositivo e gerenciarem de forma integrada por meio de uma solução baseada em nuvem, acessível de qualquer local e em larga escala. Com um único SIM Card, é possível criar produtos escaláveis e resilientes que podem se conectar com diferentes redes celulares em qualquer região do mundo. Assim, as empresas conseguem controlar, monitorar e automatizar dispositivos IoT em uma única plataforma.                                      

INDÚSTRIA

Os robôs colaborativos estão ganhando mais espaço em diferentes tipos de indústrias como de metal, usinagem, cosméticos, saúde, móveis, ciência, entre outras, e a Universal Robots, marca presença em todas essas áreas industriais. A empresa tem desenvolvido cobots leves, flexíveis e fáceis de serem programados com o objetivo de trazer mais produtividade para as linhas de produção. Além disso, os robôs colaborativos ficam responsáveis por aquelas tarefas monótonas, repetitivas e que impactam negativamente a saúde dos colaboradores.                                                

Ainda no setor industrial, a Texneo, aposta na tríade de sustentabilidade, inovação e olhar humano para desenvolver seus produtos e ampliar seu atendimento em todo território nacional e internacional. Seu portfólio conta com malhas 100% recicladas, entre outros produtos sustentáveis e tecnológicos. 

RECURSOS HUMANOS

O ambiente corporativo passou por muitas transformações nos últimos anos, o que exigiu que as empresas trouxessem mais inovação para o RH. Nesse cenário, a Qranio, plataforma inovadora no segmento de aprendizado e treinamento corporativo que oferece soluções LMS e LXP, vem se destacando ao aliar tecnologia e gamificação para estimular o engajamento dos usuários em conteúdos educacionais e ajudar na sua evolução pessoal e profissional.

MARKETING DIGITAL

Já algumas empresas, como a Enredo, ligada à inovação e especializada na transformação de negócios por meio do Branding, Arquitetura e Gestão de Marcas, apostam em uma estratégia que reúne arquitetura, design e inteligência competitiva para tornar o cliente o protagonista no mercado.

A IA pode ser uma grande aliada no cotidiano operacional e estratégico das empresas. É com esse objetivo que nasceu a Flashvolve, uma Enterprise Tech que tem como objetivo potencializar em até 15x o engajamento entre as empresas e seus colaboradores, clientes ou parceiros por meio de experiências personalizadas e entregues pelos principais meios de comunicação, como WhatsApp, Instagram, Facebook, Workplace, Slack e Telegram. 

TECNOLOGIA

Muito tem se falado em transformação digital e serviços de nuvem, e nesse sentido a Sauter, referência em serviços de Cloud, Analytics e Engenharia de Software, tem como missão habilitar empresas para processos digitais ágeis, assertivos e eficientes em custo. 

Outra empresa que também tem apostado em tecnologia para repensar modelos de negócios e impulsionar organizações e foi eleita pela FastCompany como uma das companhias mais inovadoras da América Latina é a Sambatech, ecossistema de negócios que, há mais de 18 anos, protagoniza a revolução em empresas e impacta vidas por meio da inteligência em oferecer produtos, serviços e soluções inovadoras.

Quando se fala de otimização de processos, pode-se destacar o Agidesk, uma plataforma de gestão e automatização de processos de atendimento, criada para solucionar gargalos de comunicação e demandas dos mais diversos negócios, otimizando tempo, reduzindo custos e gerando insights que auxiliem os gestores nas melhores tomadas de decisão. 

Já a uMode utiliza-se da tecnologia e dados para oferecer soluções revolucionárias para Marcas de Moda, com o objetivo de aumentar o impacto e disrupção na forma que se vende produtos em escala, com menos sobras, mais margens e menos estoque. A empresa acredita que a IA é um meio para extrair o melhor da inteligência coletiva. 

Ainda falando sobre tecnologia, a GaussFleet, utiliza o geoprocessamento, telemetria avançada e IoT na gestão de máquinas pesadas dentro de minas, obras e usinas, com o objetivo de tornar a indústria de base brasileira mais competitiva por meio da tecnologia e algoritmos próprios, de forma desburocratizada.

INVESTIMENTOS

Com apoio da tecnologia, a Investidores.vc atua em três principais frentes: educação, formação de novos investidores anjo para o mercado de startups e liderança no pool de investidores, realizando rodadas junto ao investidores formados e, por meio de sua plataforma própria, auxilia na gestão da jornada de captação, vêm transformando de forma simples e prática a relação entre investidores e empreendedores, sobre tudo o que precisa ser feito antes, durante e depois de um investimento anjo.

SAÚDE

Investir em tecnologia e inovação são dois dos principais pilares da Doctoralia. A healthtech tem como propósito tornar a experiência em saúde mais humana e conta com cerca de  33 milhões de visualizações, 6 milhões de agendamentos de consultas e 78 mil opiniões de pacientes, por mês, apenas no Brasil. 

Eventos

Celebrar conecta grandes empresas e multinacionais a micro e pequenos fornecedores que atuam nos mais diversos segmentos para organizar e realizar eventos de maneira organizada, eficiente e segura. Por meio da plataforma, os contratantes conseguem fazer o orçamento e contratar todos os serviços necessários de forma online, como alimentação, bebidas, brindes, fotografia, staff, logística, decoração, dentre outros. 

EDUCAÇÃO

As inovações digitais também podem aquecer um dos setores mais importantes da nossa sociedade, a educação. Plataformas digitais com ferramentas que possibilitam um plano de estudos totalmente individualizado e abrem novos horizontes para estudantes já são uma realidade. A Estuda.com, uma das maiores e mais completas plataformas de educação, faz o uso da I.A para potencializar sua eficiência. O chatbot Duda, desenvolvido pela Edtech, oferece assistência personalizada aos estudantes, auxiliando-os em todas as etapas de sua jornada educacional. Possuindo funções para conteúdos e dúvidas, com apenas um clique, os estudantes podem ter acesso a explicações claras e exemplos relevantes sobre qualquer questão acadêmica.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail