Por João Silva, CEO da Aduela Ventures.
No universo dos investimentos existe uma crença de que sempre há alguma incerteza ao investir. No entanto, no caso de investimentos de alto risco, mesmo que no momento da aplicação não seja possível saber qual será a margem de lucro ou de eventuais perdas, o processo só é uma completa aposta se o investidor não sabe no que está investindo, não conhece o próprio perfil de investimento e tampouco faz uma análise detalhada do mercado.
Além disso, não determinar uma margem para os investimentos e comprometer a renda principal é um erro que costuma levar o investidor ao fracasso.
Uma boa dica para quem nunca investiu em um negócio de risco é colocar o dinheiro via Corporate Ventures Builders (CVB), que são empresas que buscam investir em startups e alavancar a inovação tornando-se parceiras estratégicas delas, melhorando aspectos como administração, negócios e processos existentes.
Investir via CVB garante uma maior possibilidade de retorno e é um primeiro passo para que o investidor novato, por exemplo, aprenda e desenvolva suas competências.
Há inúmeras vantagens para o investidor que escolhe aplicar o seu dinheiro através de um CVB em startups. O primeiro ponto é que ele nunca estará sozinho.
Ao se apoiar em um CVB, o investidor está compartilhando os riscos e lucros com um grupo de pessoas dedicadas, com expertise de mercado e mitigadoras de risco.
Vale ressaltar que a equipe de um CVB é composta por profissionais com visão estratégica, atentos aos potenciais riscos do negócio e que conseguem enxergar os problemas e trabalhar para resolvê-los.
Poder contar com um time coeso e competente, aumenta as chances de sucesso do investimento, já que, além de experiência, possuem conexões e acesso aos nomes mais importantes do mercado.
Outro ponto importante é que ao investir em uma startup através de um CVB, o investidor está investindo em um portfólio de startups. Ao diversificar os investimentos, os riscos são menores, portanto, a possibilidade de obter retorno com o investimento via CVB é alta, porque se está trabalhando em várias áreas.
Aliás, para o investidor mais antigo, que geralmente, é mais conservador, esse é um grande atrativo, a possibilidade de diversificação de investimentos em startups diferentes aumenta bastante a possibilidade de ter resultado positivo, tendo um maior entendimento sobre investimentos e mercado de valores.