Siga nas redes sociais

Search

Projetos de modernização de Data Center são inevitáveis

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Ricardo Perdigão, diretor da Tecnocomp.

As empresas precisam se manter competitivas e evoluir com as tecnologias que mudam rapidamente. A maioria delas deseja simplificar seu consumo de recursos, pegadas de carbono e requisitos orçamentários. Neste sentido, modernizar o data center geralmente se torna necessário para suportar as frequentes mudanças nos negócios.

A transformação digital e a enorme quantidade de dados que a acompanha levaram os CIOs e líderes de TI a uma era de escalonamento implacável. Mesmo diante da inflação e da incerteza econômica, as empresas enfrentam demandas para fornecer uma infraestrutura de computação fundamental de alto desempenho para todos os setores.

O desempenho de equipamentos mais antigos diminui com o tempo, enquanto o custo para mantê-los funcionando aumentam, além de terem maior probabilidade de travar, causando tempo de inatividade não planejado e gastos com manutenção mais altos.

Além disso, equipamentos obsoletos demandam mais energia, refrigeração e espaço, e com o tempo, se tornam incapazes de acompanhar as crescentes ​​demandas dos negócios. Portanto, ganhar mais alguns anos com uma infraestrutura antiga pode economizar no CAPEX, mas às custas do aumento do OPEX. Além de correr o risco de perda de receita e vantagem competitiva.

Para atender aos clientes, a empresa precisa de data centers modernizados que possam oferecer suporte a ambientes definidos por software mais simples que melhorem as operações, a agilidade, a flexibilidade e a escalabilidade com um custo menor.

Diante dessa necessidade, as empresas devem se basear em três objetivos para realizar a modernização do data center. O primeiro é buscar sistemas com maior largura de banda, menor latência e taxa de transferência mais rápida, para um processamento de dados eficientes. O segundo é gerar economia por meio da consolidação da infraestrutura. E o terceiro é o consumo reduzido de energia e uma pegada de carbono menor para atender às metas de sustentabilidade que são cada vez mais um componente da administração corporativa.

Todos os três objetivos podem ser alcançados usando equipamentos de última geração. Eles apresentam grandes melhorias nas principais áreas de desempenho, o que, por sua vez, oferece reduções recordes no número de servidores, energia consumida, além de redução de custos.

Para realizar a modernização dos data centers é preciso seguir algumas etapas. Primeiro é preciso uma visão holística de sua infraestrutura de TI atual, incluindo hardware, software e componentes de rede. Identifique áreas desatualizadas, ineficientes ou redundantes e aquelas que exigem maior escalabilidade ou flexibilidade.

A partir daí defina metas claras para a modernização, como melhorar a agilidade, reduzir custos ou aumentar a segurança. Elas devem estar alinhadas com seus objetivos gerais de negócios e ser alcançáveis ​​dentro de um prazo razoável. Feito isso, identifique soluções que podem ajudá-lo a atender essas demandas, como computação em nuvem, virtualização ou rede definida por software. Avalie as opções com base em seus benefícios, preço e riscos e selecione aquelas que melhor atendem às suas necessidades.

Por último, crie um planejamento com cronogramas, marcos e requisitos de recursos. Certifique-se de que seu roteiro seja flexível o suficiente para se adaptar às necessidades e prioridades de negócios em constante mudança.

Para qualquer organização que esteja procurando aumentar sua eficiência, a modernização de seu data center deve ser a prioridade número um, é um movimento estratégico para impulsionar os negócios, garantindo mais agilidade nas operações, com redução do tempo de inatividade e economia de recursos a longo prazo.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail