Siga nas redes sociais

Search

Potencializando empresas por meio da diversidade e inclusão

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Denise Asnis, sócia fundadora da Taqe.

Segundo o relatório de Tendências de Gestão de Pessoas 2022, feito pela consultoria global Great Place to Work, em 2019, 24% dos entrevistados na área de recursos humanos e cargos de liderança afirmaram que as empresas tinham diversidade e inclusão como um aspecto prioritário a ser trabalhado.

Em 2020, esse número subiu para 32%, e em 2021 para 37%. Neste ano, a prioridade caiu para 17,9%.

O tema vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Hoje, há um consenso quanto aos benefícios e ações positivas para as companhias que olham para esses pontos.

Em um mercado no qual os consumidores e investidores tendem a valorizar cada vez mais as empresas preocupadas com questões sociais, a gestão de diversidade e inclusão se torna um diferencial competitivo.

Qual a importância da inclusão e diversidade nas empresas?

Para se alinharem às demandas sociais, a cada dia inúmeras empresas lançam programas de diversidade e inclusão. Apesar de a legislação brasileira exigir a contratação de pessoas com deficiência, por exemplo, a inclusão deve ir além dessa obrigação.

Além da capacitação aos colaboradores, as companhias podem investir em políticas de igualdade, equidade, diversidade e inclusão, além de diferenciar seu modelo de recrutamento e seleção.

Ao proporcionar oportunidades para todos, também será possível reduzir as desigualdades em outros setores da sociedade. Conscientes de seu papel de agentes de transformação social, algumas organizações já têm se mobilizado para criar programas de promoção à inclusão.

Por que promover a diversidade e inclusão na empresa?

Em um ambiente no qual as diferenças são valorizadas, os integrantes das equipes podem ter mais liberdade para expressar sua genuinidade e autenticidade com sua criatividade e inovação, contribuindo para que suas performances sejam originais.

Quanto mais diversificada uma equipe for, mais ideias serão apresentadas e a empresa terá mais chances de alcançar os resultados desejados. Com o aumento da criatividade, surge também a inovação, fator primordial para o sucesso organizacional.

Um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado é fundamental para que as empresas consigam atrair e reter os melhores talentos do mercado, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de uma cultura de inovação.

Em empresas que respeitam e valorizam a diversidade, os conflitos são reduzidos. A criação de uma política saudável de convivência entre as diferenças faz com que os profissionais consigam lidar com as mesmas que possam surgir entre as equipes com mais facilidade.

Assim, não haverá atritos, confusões ou distorções de opinião. Em certas circunstâncias, essa assimetria poderá se tornar um incentivo para a cooperação e a busca por um consenso ainda maior.

Tudo isso contribui para a criação de um ambiente de colaboração e respeito, o que traz impactos diretos para a melhora na convivência entre as pessoas. Assim, a rotina de trabalho se torna mais tranquila, e o clima organizacional, positivo.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail