Siga nas redes sociais

Search

Como a TI pode integrar sistemas em casos de fusão ou aquisição

Ilona Simpson
Foto: divulgação

Por Ilona Simpson, CIO para a região EMEA da Netskope.

Fusões e aquisições (M&A) são alavancas usadas pelas equipes executivas para cumprir as estratégias de crescimento de uma organização.

Estas transações oferecem uma oportunidade para otimizar modelos de negócios, reformular portfólios de produtos e serviços, além de fornecer um método rápido de crescimento na participação de mercado.

Apesar das condições econômicas dos últimos anos, a atividade de M&A permaneceu relativamente estável em vários setores, incluindo moda, varejo, energias renováveis, serviços profissionais e automotivos.

A PwC relata que, embora o número de negócios de grande porte seja menor do que durante o pico excepcional de 2021, os negócios de médio porte estão mantendo um ritmo forte de atividade, e a consultoria prevê outro aumento no segundo semestre de 2023.

Fusões e aquisições trazem consigo desafios significativos, exigindo imenso esforço e recursos de ambas as empresas.

Em meio a uma carga de trabalho já pesada, M&A muitas vezes força a função tecnológica de uma organização em pressões adicionais desafiadoras à medida que trabalham para integrar operações e funcionários com segurança e rapidez.

No entanto, por mais crítico que seja, a velocidade não é o único KPI. Apesar da análise meticulosa, os negócios de M&A podem trazer surpresas inesperadas, exigindo ajustes e revisões rápidas e tornando a agilidade tática igualmente crucial.

O fardo das fusões e aquisições

Realizar uma transação de M&A pode ser um trabalho em tempo integral, além de um cronograma já sobrecarregado. As equipes de tecnologia normalmente enfrentam escassez de pessoal de cerca de 10% a 15%, o que já amplifica a pressão sentida por aqueles em funções críticas apenas tentando cumprir os compromissos existentes.

A demanda por seus conhecimentos se torna ainda mais acentuada durante as atividades de M&A e a construção de confiança entre as equipes (tendo em mente que elas podem sentir que estão competindo por uma única vaga a longo prazo), é crucial para uma colaboração eficaz e, em última análise, resultados bem-sucedidos.

Projetar processos ideais, alinhar a arquitetura e as stacks de tecnologia, obter aprovações organizacionais, relatar riscos e proteger contra incidentes cibernéticos exigem planejamento meticuloso e confidencialidade.

Em meio ao complexo cenário de M&A, existem ferramentas valiosas que ajudam as organizações a superar vários desafios e a desbloquear eficiências operacionais. Vamos nos aprofundar nas principais propostas de valor que estas ferramentas oferecem:

Descobrir todas as aplicações SaaS instantaneamente

Essa iniciativa é de grande importância, pois permite que as organizações validem os custos de licenciamento, identifiquem potenciais passivos e os resolvam prontamente. Ao avaliar riscos de terceiros e as vulnerabilidades digitais da cadeia de suprimentos, as empresas podem tomar decisões conscientes sobre sua arquitetura e stack de tecnologia.

Além disso, ter uma visão holística das aplicações SaaS permite uma melhor proteção contra ameaças, garantindo que nenhuma área crítica seja ignorada. A avaliação de risco avançada e os esforços de integração realistas geram estimativas de custo mais precisas, revelando potenciais ocultos de economia.

Zero Trust durante a transição

Integrar grandes grupos de usuários a um ambiente é um ato de equilíbrio, no qual o acesso é correlacionado à produtividade. Mas, uma abordagem excessivamente permissiva abre riscos.

O ideal é contar com uma ferramenta zero trust de acesso às redes que permite que as equipes de segurança forneçam rapidamente acesso cauteloso em seus próprios termos, que podem ser refinados com granularidade crescente à medida que for possível compreender melhor os requisitos dos novos grupos de funcionários.

Painel único

As organizações podem acessar todas as informações pertinentes a partir de uma interface unificada. Essa visão centralizada elimina possíveis conflitos sobre a validade dos dados e permite que as equipes se concentrem na essência do processo de M&A.

Ao simplificar o acesso e a análise de dados, uma plataforma como esta alivia as restrições de recursos, permitindo que as equipes dediquem seus esforços a tarefas mais críticas.

Implementação rápida

Esta atividade economiza tempo valioso e reduz os custos de terceirização, permitindo acelerar o processo de M&A, mantendo a continuidade operacional.

Adoção das tecnologias mais modernas

Ao utilizar plataformas apropriadas, as empresas podem aproveitar os avanços tecnológicos mais recentes. Elas garantem que as organizações possam adaptar e dimensionar suas operações para futuras atividades de M&A.

Navegar com sucesso pelos desafios das transações de M&A significa ter maior eficiência (em custos de terceiros e recursos de equipe), avaliação de risco avançada e, por fim, suporte às empresas para gerar resultados de M&A bem-sucedidos e moldar um cenário de negócios robusto e preparado para o futuro.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail