Siga nas redes sociais

Search

3 ferramentas para melhorar o processo seletivo dentro das empresas

Jobecam
Foto: Paulo Liebert

Estudos publicados pela Harvard Business Review revelam que as organizações que incentivam a diversidade têm 45% mais chances de relatar um crescimento na participação de mercado da companhia em um ano, e 70% mais chances de declarar a conquista de um novo mercado.

Para ajudar organizações com este foco, a Jobecam, referência em D&I (Diversidade e Inclusão), emerge como uma parceira de destaque para melhorar os processos de recrutamento e diminuir a desigualdade no mercado de trabalho.

Neste sentido, a HRTech oferece grandes soluções permitindo que as empresas ampliem suas redes de recrutamento, atraindo talentos diversos.

Além disso, auxilia na aplicação de práticas eficazes de D&I, não apenas como uma tendência, mas um valor essencial à cultura corporativa de cada organização.

A CEO e fundadora da empresa, Cammila Yochabell, afirma que o propósito é auxiliar e promover processos seletivos mais justos e inclusivos, para que consigam driblar os vieses inconscientes e contratar a pessoa candidata unicamente por suas competências profissionais, promovendo um mundo que valorize as diferenças nas organizações.

“O nosso objetivo é mostrar como a tecnologia pode ser nossa aliada para causas tão humanas”.

Com base nessa visão, Cammila destaca 3 ferramentas inovadoras que desempenham um papel fundamental na eliminação de preconceitos inconscientes e que promovem avaliações justas ao longo dos processos seletivos.

1. Entrevista pré-gravada anônima

Essa modalidade não exige interação entre o recrutador e o profissional. A mesma é feita de forma antecipada e chega até o recrutador com a imagem não identificável e voz alterada. Somente após a aprovação para a próxima etapa é que a identidade da pessoa candidata é revelada.

“Esse tipo de seleção potencializa os recrutamentos das entidades, não só pela tecnologia em si, mas também com a aplicação de algoritmos inteligentes que podem ranquear e filtrar os melhores perfis para análise do recrutador, focando ainda mais nas soft e hard skills”.
2. Currículo anônimo

Neste modelo, as informações pessoais dos talentos são ocultadas, direcionando o foco exclusivamente para a experiência e habilidades da pessoa candidata, assim como a entrevista gravada. Ela ainda destaca que esse é o segredo para o sucesso das avaliações de candidatos.

“Esta abordagem amplia significativamente a eficácia dos processos ao garantir que seja uma seleção mais justa e imparcial, eliminando influências externas, que podem fazer com que o gestor mude de ideia, incoscientemente”.
3. Entrevista ao vivo anônima

Neste tipo de avaliação, o gestor ou responsável pela avaliação interage com o entrevistado em tempo real. Durante o contato, assim como na modalidade gravada, a voz fica robotizada, a imagem é transformada em um avatar e o nome é substituído por um nickname inspirado em cidades ou países famosos.

“Todas essas ferramentas que colocamos em prática em grandes empresas estão redefinindo as formas como as instituições abordam suas seleções de candidatos. Pensar em dados e inovação não apenas beneficia os candidatos, mas também capacita a construção de equipes verdadeiramente diversas e inclusivas, e o ESG, de fato”, finaliza.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail