Siga nas redes sociais

Search

4 passos para um bom feedback de melhoria

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Um levantamento do instituto Gartner mostra que 71% das organizações não fornecem o suporte adequado para feedback.

Para Pam Stracke, CEO e cofundadora da KIWI, o recurso é importante para proporcionar o desenvolvimento contínuo de profissionais e equipes, bem como otimizar o desempenho do time e melhorar os resultados da corporação.

O feedback desempenha um papel crucial como uma oportunidade de aprendizado. Isso significa que quando algo acontece e afeta alguém, o líder e o colaborador devem revisar a situação juntos.

Eles devem refletir sobre o ocorrido, definir ações específicas, fazer ajustes conforme necessário e posteriormente avaliar os progressos alcançados.

Neste contexto, a especialista em treinamento humanizado e consultora em inovação identificou 4 passos essenciais para fornecer um feedback de melhoria eficaz. Veja a seguir:

1- O que será aprimorado e qual o resultado esperado

O feedback de melhoria, tem como premissa avaliar e reconhecer quais são os pontos de melhoria para o futuro. O objetivo é olhar para frente e propor um futuro desejável daí em diante. Nesse primeiro passo é fundamental ter clareza, falar para o colaborador o que a liderança espera de resultado e trazer argumentos que sejam baseados em fatos e desvinculados de julgamentos.

2- Quais ações serão feitas

O feedback de melhoria vai além da reflexão de desempenho. Neste passo aqui são definidos os caminhos que o colaborador vai seguir para que ele chegue até os resultados esperados que, nesse momento, ainda não estão sendo entregues. As ações necessárias para a melhoria devem ser específicas e alinhadas com as responsabilidades e experiências do colaborador. Se houver algo que não possa ser realizado para promover essa melhoria, é muito provável que seja o líder quem terá que tomar medidas. Se não houver nada que possa ser feito, isso representa um tipo de feedback que não pode ser compartilhado com o colaborador.

3- Tenham combinados 

Pam explica que, geralmente, esse ponto não acontece. O feedback é um ciclo completo e isso inclui um combinado com próximos passos. Essa etapa também é realizada em conjunto, pois se apenas a liderança diz o que o colaborador deve fazer, há momentos em que podem ser negligenciados aspectos importantes da realidade dele. Portanto, o acordo deve levar em consideração a situação dos envolvidos, incluir ações específicas e um prazo para que esse acordo seja implementado.

4- Forma de passar o feedback 

Ele deve ser feito de modo assertivo, com clareza, respeitoso e sem hesitação. O feedback deve ser transmitido de maneira gentil e isso não quer dizer que você não pode ser assertivo ou deve agir de uma maneira ‘fofinha’. Nada disso, ele é gentil e respeitoso, respeitando, inclusive, a pessoa que está ali do outro lado que está pronta para receber um feedback, que está pronta para ouvir com clareza e melhorar, crescer e se desenvolver em sua carreira. O feedback é como se fosse uma semente e ele precisa ser plantado para que floresçam resultados outras coisas.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail