Siga nas redes sociais

Search

Grandes empresas de petróleo concordam em reduzir as emissões de metano

Foto: Cowspiracy.
Foto: Cowspiracy.

O metano é responsável por talvez 45% do aquecimento global atual. Nos debates sobre as mudanças climáticas, o gás de efeito estufa de vida curta, mas altamente potente, é normalmente ofuscado pelo dióxido de carbono, que permanece na atmosfera por centenas de anos. Não foi assim na cúpula climática anual da ONU deste ano, sediada nos Emirados Árabes Unidos (EAU) em Dubai. “O metano está ocupando seu lugar legítimo como a maneira mais eficaz e rápida de reduzir o aquecimento”, declara Durwood Zaelke, um renomado defensor da redução do metano no Instituto de Governança e Desenvolvimento Sustentável.

Em 2 de dezembro, cerca de 50 grandes empresas de hidrocarbonetos se comprometeram em Dubai a praticamente eliminar as emissões de metano associadas à exploração e produção de combustíveis fósseis até 2030. Elas também se comprometeram a acabar com a queima rotineira de metano, que é o componente principal do gás natural. Embora a agricultura libere mais metano (através de ruminantes que arrotam e de terras reviradas), o setor de energia é mais concentrado e, portanto, mais fácil de controlar. Os perfuradores também têm mais incentivo do que os agricultores para evitar vazamentos. Afinal, o gás que não vaza pode ser vendido com lucro.

Os críticos foram rápidos em denunciar o acordo como “greenwashing” (maquiagem verde). Alguns argumentaram que isso não levaria a uma eliminação dos combustíveis fósseis, algo que os ativistas querem ver acordado em Dubai. Esses céticos sugerem que um acordo sobre o metano poderia ser visto como dando à indústria de petróleo e gás, à qual querem eliminar, um “passe livre para a impunidade”. Um grupo ambiental reclama que o acordo é voluntário e preocupa-se que os cortes prometidos não serão cumpridos.

Essa é uma preocupação razoável, dada a história desastrosa da indústria de combustíveis fósseis de negação das mudanças climáticas e obstrução regulatória. Ainda assim, o acordo representa uma espécie de avanço. As empresas envolvidas representam cerca de 40% da produção global de petróleo e incluem não apenas supermajors ocidentais como ExxonMobil e Shell, mas também 29 empresas nacionais de petróleo, entre elas a Saudi Aramco, a mais poderosa de todas, e a Adnoc dos Emirados Árabes Unidos. As gigantes estatais, responsáveis pela maioria das emissões de metano da indústria, por muito tempo resistiram em aderir a qualquer acordo desse tipo, ou mesmo em reconhecer que os vazamentos existiam. Sua participação é, portanto, uma grande vitória.

A meta adotada, de reduzir as emissões de metano para cerca de 0,2% da produção de petróleo e gás até o final da década, é tanto ambiciosa quanto precisa. O progresso será verificado de forma independente por terceiros, incluindo o Programa Ambiental da ONU. Felizmente, os verificadores de terceiros têm à disposição um conjunto crescente de ferramentas, desde satélites que detectam metano até sensores terrestres. Qualquer infrator de metano não deve ter onde se esconder.

Compartilhe

Investidor com extenso track record na indústria de investimentos alternativos e operações estruturadas. Venture Partner da FIR Capital.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail