Siga nas redes sociais

Search

5 propostas verdes para um mercado imobiliário mais sustentável

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Por Eduarda Tolentino, sócia e presidente da BRZ Empreendimentos.

Cada vez mais preocupados com a qualidade de vida, o bem-estar e as questões socioambientais em diversas áreas, os consumidores de hoje desejam experiências similares no mercado imobiliário. O conceito de lar foi completamente redefinido. Anteriormente, a preocupação se limitava principalmente a oferecer imóveis com metragem confortável, acabamentos duráveis e poucas áreas de lazer. Agora, um dos pilares do setor está centrado na sustentabilidade.

Isso não envolve apenas a conscientização quanto ao uso de recursos naturais nas construções, mas também empreendimentos concebidos com soluções e tecnologias que priorizem apenas o consumo do essencial, resultando, por conseguinte, em economia para os moradores, seja em despesas de água, luz ou condomínio, por exemplo.

Para se ter uma ideia, estima-se que o setor imobiliário global seja responsável por mais de 20% das emissões de gases do efeito estufa, além de diversos outros impactos ambientais, como a geração de lixo, poluição e uso da água. Portanto, com os avanços e inovações na área, aliados às novas preferências dos consumidores, chegou a hora de reverter esse cenário. Confira cinco propostas “mais verdes” que fazem a diferença em projetos do setor.

Eficiência energética

Materiais e técnicas que promovam a redução do consumo de energia, como isolamento térmico para minimizar os gastos com ar-condicionado, iluminação LED e sistemas de energia renovável, como a solar, são bem-vindos.

Economia de água

Um imóvel sustentável não pode deixar de implementar técnicas de captação e reutilização de água, assim como torneiras e chuveiros econômicos para reduzir o consumo de água potável. Em condomínios, essas medidas também podem e devem ser implementadas tanto nos imóveis quanto nas áreas comuns.

Paisagismo e áreas de lazer

A integração de áreas verdes e espaços de convivência nos projetos imobiliários proporciona uma melhor qualidade de vida aos moradores. Isso representa uma maneira de incorporar a sustentabilidade ao cotidiano das pessoas, valorizando a natureza e, assim, contribuindo para sua preservação.

Materiais sustentáveis

Atualmente, existe uma ampla variedade de materiais sustentáveis disponíveis para a construção de empreendimentos, como bioconcreto, tintas, telhas e tijolos ecológicos, madeira certificada, cortiça e telhados verdes, além do uso de contêineres. Priorizar esses materiais deixou de ser um diferencial e se tornou uma questão de sobrevivência.

Certificações “verdes”

As certificações sustentáveis, também conhecidas como selos ecológicos, estabelecem diretrizes para minimizar os impactos da construção civil no meio ambiente. Esses certificados agregam valor aos projetos e representam uma grande vantagem competitiva. Um exemplo é o Selo Casa Azul + Caixa, um instrumento de classificação ASG (Ambiental, Social e Governança) destinado a propostas de empreendimentos habitacionais que adotam soluções eficientes na concepção, execução, uso, ocupação e manutenção das edificações.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail