Siga nas redes sociais

Search

Estratégias de venda: como impulsionar o crescimento da empresa

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

A busca pelo crescimento corporativo em meio a uma forte concorrência traz a necessidade de conhecimentos e técnicas capazes de resolver dificuldades comuns aos empreendedores. Entre os desafios, podem ser citados o aumento do faturamento e do lucro.  

Esse desenvolvimento depende do aumento das vendas, mas também de ações direcionadas a objetivos. De acordo com Rica Mello, gestor de pessoas, palestrante e empreendedor em diversas áreas de atuação, o empreendedor deve se preocupar com a expansão dos negócios, mas sem abrir mão da qualidade.

Para conseguir resultados satisfatórios, um bom planejamento aliado a metas realistas deve ajudar. Essas metas funcionam como um norte para as próximas ações”, revela.

Com metas estabelecidas, o empresário precisa promover o crescimento das vendas, a fim de obter uma maior entrada de receita. Se a precificação estiver correta, o lucro líquido também deve aumentar.

E esses objetivos podem ser alcançados por meio de três linhas gerais, segundo o especialista, que compreende em vender para novos clientes, vender mais para os mesmos clientes e vender produtos de maior valor agregado.

  • Vender para novos clientes: aumentar a carteira de clientes é uma opção bastante explorada quando se trata de expansão de negócios. Para isso, é preciso não só buscar novos clientes dentro de um mercado já trabalhado, mas também considerar novas geografias e segmentos. Para buscar esses novos clientes, vale entender quais necessidades não são atendidas por outras empresas, além de investir em marketing para se destacar da concorrência.
  • Vender mais produtos para clientes atuais: uma estratégia eficaz para crescimento é a maximização do relacionamento com os clientes existentes. Custa muito mais conquistar um cliente novo do que manter um atual.

Portanto, oferecer itens relacionados ao produto comprado e buscar maneiras criativas de oferta, como kits e pacotes, podem aumentar consideravelmente o ticket médio e, consequentemente, ampliar o faturamento. Essa iniciativa requer uma força de vendas muito bem treinada, capaz de identificar oportunidades e propor ofertas atraentes.

  • Vender produtos de maior valor agregado: a capacidade de vender produtos de maior valor agregado é um diferencial estratégico. Neste caso, a empresa deve identificar os diferenciais do produto em relação à concorrência, como uma matéria-prima especial, uma embalagem mais trabalhada, ou alguma outra característica que traga benefícios ao cliente. Para essa possibilidade, o time de vendas deve estar ainda mais bem treinado e preparado. O cliente precisa perceber de maneira clara o valor a mais no produto para que esteja disposto a pagar a mais.

Com essas estratégias, é possível aumentar as vendas e promover um crescimento real da empresa. Rica Mello ressalta que, em qualquer um dos métodos, o empreendedor deve contar com um bom planejamento, definindo o que deve ser feito a curto e médio prazo, e estar pronto para corrigir os erros quando necessário.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail