Siga nas redes sociais

Search

Perspectivas para 2024: como crescer em um cenário de mudanças?

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Leo Horta, sócio fundador da Maitreya.

No mercado atual, uma verdade se destaca: a mudança tornou-se a nova constante do mundo. O cenário é dinâmico, com inúmeros eventos moldando a realidade empresarial e pessoal. Diante desse panorama, a única certeza que se tem é que as coisas estão destinadas a mudar.  

A mudança pode inicialmente ser encarada como positiva ou negativa, mas a verdadeira questão é como escolhemos lidar com ela. Existem aqueles que a encaram como uma oportunidade, que a acompanham de perto, se preparam, constroem uma equipe sólida e aprimoram continuamente seus negócios, estão trilhando o caminho certo. 

Estar preparado para as mudanças implica não apenas em ajustar estratégias e operações, mas também em agir dentro de uma clareza mental em meio à incerteza. É como estar em um jantar com alguém, mesmo se o local não estiver perfeito, a noite pode ser muito agradável se estivermos em sintonia com o momento. Por outro lado, quando não estamos totalmente preparados, imprevistos podem se tornar um tema espinhoso em nosso dia a dia. Assim como em um encontro que não acontece como o planejado, se não estamos preparados para lidar com o inesperado, a situação pode obscurecer nossa capacidade de transformar em uma experiência positiva, e desfrutá-la. 

Comparativamente, a analogia se estende aos negócios. Lugares e cenários favoráveis podem não garantir uma experiência agradável se os problemas internos não forem resolvidos. A chave está na compreensão de que, independentemente das circunstâncias externas, somos capazes de moldar nosso planejamento, transformar desafios em oportunidades e direcionar a conversa para um terreno mais construtivo e de crescimento. 

É natural sentir uma certa inquietude em relação ao futuro. No entanto, quero ressaltar que, apesar das incertezas externas, cada um de nós tem o poder de moldar e preparar o caminho que desejamos trilhar. Compreendemos que não controlamos a economia, decisões de governo ou eventos globais, mas temos o domínio sobre nossas próprias ações e, especialmente, sobre o destino de nossas empresas. A verdadeira mudança ocorre quando compreendemos que o poder de transformação está em nossas mãos.  

Essa mudança, é aquela que impulsiona o crescimento e a inovação.  

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail