Siga nas redes sociais

Search

Como mensurar a eficácia da gestão de uma startup?

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Por Diogo Catão, CEO da Dome Ventures

Quando falamos de gestão eficiente para startups, sabemos que há três pilares de sustentação fundamentais: foco no cliente, flexibilidade e adaptabilidade e agilidade. Mas para identificar se o gerenciamento está sendo bem executado, é crucial que se faça a mensuração dos resultados obtidos. 

Nesse sentido, analisar a redução de custos e o aumento da eficiência do time, e de processos, é uma boa pedida. Além disso, importante lembrar que nenhuma startup é igual à outra. Contudo, existem ferramentas que podem ajudar a constatar a eficácia da administração. 

Ambiente de trabalho 

Avalie se o espaço corporativo está saudável e produtivo, com uma cultura organizacional positiva, metas cumpridas, propósitos estabelecidos e objetivos concluídos. Observe também se há o desenvolvimento contínuo da equipe por meio de capacitações.  

Diálogo e trocas de ideias 

É preciso criar um ambiente onde todos se sintam confortáveis para compartilhar suas opiniões e perspectivas sobre os projetos. A boa gestão privilegia essa abertura. 

Atenção ao cliente 

Entre os pontos destacados, sem dúvida, esse é o mais importante. Ao focar no cliente, é possível direcionar as estratégias para entender as necessidades do mercado. Portanto, verifique a perspectiva do público, analise se os feedbacks são positivos em relação aos produtos e serviços, se o atendimento é responsável e se há adaptação dos chamados do setor.  

Com uma metodologia contínua e mensurável, é possível perceber se todos estão no caminho certo. 

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail