Siga nas redes sociais

Search

Desvendando o futuro: Tendências de pagamentos B2B para 2024

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

À medida que entramos em um novo ano, podemos esperar continuar testemunhando uma transformação significativa na categoria de pagamentos B2B. Francisco Simon, CEO no Brasil da Clara, uma startup brasileira que oferece uma solução para empresas realizarem e gerenciarem seus pagamentos, revela insights chave sobre o que deve moldar esse segmento ao longo dos próximos meses.

Integração Perfeita de IA e Automação: A automação desempenhará um papel fundamental na revolução dos pagamentos B2B em 2024. A inteligência artificial deverá ser aplicada para simplificar processos de faturamento, detectar anomalias e otimizar a gestão do fluxo de caixa. Essa integração não apenas deve aprimorar a eficiência, mas também vai fornecer às empresas insights valiosos para tomadas de decisões estratégicas.

“Na Clara, nossa plataforma não apenas oferece visibilidade em tempo real de todos os pagamentos, mas também utiliza a IA para fornecer insights sobre duplicidades, garantindo aos clientes que os recursos da empresa são utilizados da maneira mais inteligente possível”, afirma Francisco.

Cartões de crédito corporativos para mais transparência: este método de pagamento traz mais flexibilidade e controle sobre despesas e simplifica os processos de pagamento para empresas. À medida que as empresas priorizam eficiência e transparência, os cartões de crédito corporativos surgem como uma ferramenta fundamental, que fornece insights detalhados sobre transações e limites de gastos personalizáveis. Esqueça aqueles dias em que levava uma eternidade para ter um cartão de crédito corporativo aprovado pelos bancos tradicionais. Com a integração de tecnologia de ponta, a tendência é vermos soluções corporativas de crédito mais inteligentes, orientadas por dados, promovendo uma abordagem mais ágil para a gestão financeira no setor B2B.

Protocolos de Segurança Aprimorados: Com a crescente importância da segurança em transações B2B, a Clara prevê um foco ainda maior em protocolos de segurança avançados. Desde autenticação biométrica até detecção de fraudes impulsionada por IA, as empresas darão prioridade a medidas robustas para proteger informações financeiras sensíveis e garantir a integridade das transações. Um recurso que se destaca é o SSO (Single Sign-On), que aprimora os protocolos de segurança fornecendo um mecanismo centralizado de autenticação, reduzindo a necessidade de várias senhas e minimizando superfícies de ataque, melhorando assim a segurança geral do sistema.

Ascensão da Embedded Finance: Em 2024, o cenário de pagamentos B2B testemunhará um aumento notável em soluções de embedded finance. As empresas devem incorporar cada vez mais serviços financeiros diretamente em suas plataformas, permitindo experiências de pagamento integradas e sem interrupções. Essa mudança visa simplificar os processos financeiros, reduzir a fricção nas transações e capacitar as empresas a gerenciar suas finanças de maneira mais eficaz. Um exemplo dessa tendência é uma plataforma integrada que combina de forma transparente cartão de crédito, contas digitais e até mesmo um sistema ERP para maior eficiência operacional e redução do tempo dedicado a tarefas como conciliação financeira.

Práticas Sustentáveis e Verdes: Com um aumento na ênfase em ESG por parte das empresas, 2024 verá um aumento na demanda por práticas sustentáveis de pagamento B2B. As empresas devem incorporar opções de pagamento eco-friendly, como faturas sem papel e programas de compensação de carbono, alinhando as operações financeiras à responsabilidade ambiental. Podemos esperar o fim dos papéis de reembolso e até mesmo a redução dos cartões de crédito de plástico, que estão sendo cada vez mais substituídos pela versão digital.

Novos métodos de pagamento no Brasil: O Banco Central do Brasil continua trabalhando para trazer inovações ao ecossistema de pagamentos do país. Com recursos futuros como Pix parcelado e até mesmo ‘Bolepix’, a expectativa é que as empresas incorporem rapidamente esses avanços, simplificando rotinas de pagamento e reduzindo custos associados. Além disso, contas digitais, que oferecem retornos acima da média, serão aliadas importantes na composição desse ecossistema.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail