Siga nas redes sociais

Search
Matheus Danemberg nav9
Foto: Luan Pedrotti

Cultura de inovação mantém equipes engajadas e crescimento dos negócios

Quando falamos em cultura de inovação nos negócios, pensar em tecnologia é inevitável. No entanto, para além de implementar ferramentas inovadoras, esse movimento abrange um conjunto de ações que impactam diretamente na rotina de trabalho.

E é por isso que organizações estão cada vez mais voltando seus investimentos para esse processo.

Um estudo realizado pela Statista revelou que os gastos com cultura de inovação em nível global devem atingir 1.8 trilhão de dólares neste ano, com expectativa de 2.8 trilhões de dólares até 2025.

Matheus Danemberg, fundador e CEO da nav9, parceira na construção de soluções digitais para empresas que buscam inovação, acredita que a cultura de inovação está atrelada a recursos e ferramentas e ao componente humano.

“Por isso, é importante que, ao implementar recursos inovadores nos processos, gestores preparem suas equipes para a implementação desta transformação, que renova os modelos de negócio, processos e cultura organizacional. Com o engajamento das equipes e as ferramentas certas, uma empresa consegue se posicionar e se manter no mercado competitivo”.

Ao olhar o atual contexto, com jornadas de trabalho híbridas ou remotas, torna-se ainda mais importante estimular equipes a se manterem engajadas, participativas e colaborativas.

No entanto, um dos principais entraves para a cultura de inovação nos negócios está o receio e resistência às mudanças. Desse modo, os líderes exercem um papel fundamental: a comunicação e a escuta.

“Quando as equipes são ouvidas, se sentem pertencentes aos processos de inovação e transformação de uma empresa, o que contribui para o desempenho e implementação de novas práticas digitais assertivas nos processos. O engajamento torna-se fruto do compartilhamento de ideias e soluções que vão impactar positivamente nos resultados do negócio”.

Atenta ao cenário, a empresa surge para entender e resolver os desafios de empresas de diferentes portes que buscam implementar a cultura de inovação nos processos de trabalho. A empresa une consultoria, gestão ágil, design e engenharia de software para criar soluções digitais personalizadas e efetivas.

Para isso, a nav9, por meio da consultoria digital, entende o contexto da empresa analisando ideias e mapeando problemas a serem resolvidos, o que contribui com as especificidades da organização para ajudar na transformação cultural, além de entregar o produto ideal para cada desafio, promovendo uma experiência no ambiente digital mais assertiva.

“Empresas precisam de mais contexto e experiência no ambiente digital, mas as demandas do dia a dia são importantes, e acabam limitando a disponibilidade e foco para a cultura de inovação. Por isso ajudamos a enxergar o cenário ideal da entrega e organizamos os processos ágeis. Materializamos os produtos com capacidade máxima de resolução, agilidade e escalabilidade, além de analisar ideias e reunir dados, para garantir que o processo de transformação tenha um valor real para o negócio”, finaliza.

Compartilhe o conteúdo

Leia também

Ricardo Haag

Insatisfação no trabalho: qual o custo para as empresas?

Yara Machado Céu de Prata

Céu de Prata chega aos 400 mil clientes e prevê 60 mil pedidos

nordvpn

O que acontece com os dados na web depois que alguém morre?

Receba notícias no seu e-mail