Siga nas redes sociais

Search

3 profissionais que vão impulsionar a digitalização nas empresas

Matheus Danemberg
Foto: Luan Pedrotti

A transformação digital vem sendo ponto de prioridade para as empresas. Em consequência a esse cenário, a busca por profissionais capacitados cresce cada vez mais.

A pesquisa Panorama das carreiras 2030: o que esperar das profissões até o fim da década, encomendado pela TOTVS, indica que a expectativa para os próximos cinco anos é de que as profissões ligadas à tecnologia serão fundamentais para as organizações.

Matheus Danemberg, fundador e CEO da nav9, afirma que a tecnologia impacta diretamente na agilidade, eficiência, produtividade e lucro das companhias, e por isso é fundamental olhar não só para os profissionais certos, mas também para os parceiros estratégicos que vão ajudá-los no desenvolvimento de soluções para os negócios.

Pensando nesse cenário, o empreendedor destaca os 3 profissionais que vão impulsionar a digitalização nas empresas no próximo ano.

Engenheiro de software

É uma das áreas que desempenha funções importantes dentro das empresas e de maior crescimento no mercado. Investir em Engenharia de Software é o caminho para a implementação de inovação, agilidade, produtividade e foco no cliente.

Isso porque o profissional desenvolve, analisa, testa e implementa funcionalidades de sistemas e programas próprios, visando soluções personalizadas e com qualidade no resultado final. Desse modo, podemos dizer que os engenheiros de software colocam a Transformação Digital no centro dos negócios.

Especialistas em IA

Considerada a profissão do futuro, a Inteligência Artificial irá acelerar ainda mais as transformações do mercado tecnológico dentro das organizações. E, para isso, é preciso que tanto profissionais de TI quanto as empresas estejam preparados para acelerar o desenvolvimento dos negócios por meio dessa tecnologia.

A chave é ter agilidade e objetividade para assimilar todo o conhecimento que vem sendo gerado e implementar no cotidiano da empresa todo o poder da IA.

Analistas de dados

A área de dados também é uma das que ganham cada vez mais posição de destaque no mercado. O especialista tem um perfil analítico, com visão de negócio e mercado.

E é por meio dessas habilidades que esse profissional favorece o desenvolvimento da transformação digital no meio corporativo, uma vez que permite às empresas uma compreensão melhor do seu público-alvo, do comportamento do cliente, além de contribuir para a otimização dos processos e auxiliar na tomada de decisões dos negócios.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail