Siga nas redes sociais

Search

A revolução digital no setor financeiro: da nuvem às fintechs

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Nos últimos anos, temos testemunhado uma grande transformação no panorama financeiro global, impulsionada pelo imparável avanço da tecnologia. Desde a evolução dos métodos de gerenciamento até a maneira como os consumidores e empresas lidam com seus bancos, cada aspecto do setor tem sido tocado pela onda digital. 

E essa revolução não é apenas uma mudança superficial, mas sim a construção de um novo ecossistema.

Antigamente, os departamentos financeiros operavam em um cenário fragmentado, onde ferramentas isoladas, como ERPs, planilhas e softwares de contabilidade, predominavam. No entanto, havia uma dor latente de consolidar e conciliar essas informações dispersas, possibilitando uma visão mais holística das finanças das empresas. 

Foi somente com o advento da internet de banda larga que os bancos passaram a permitir o acesso online em tempo real às informações financeiras. Com isso, o caminho para uma integração mais fluida e uma tomada de decisão mais ágil e precisa começou a se abrir.

Tecnologia no centro do debate

A ascensão da computação em nuvem foi a responsável por catalisar uma mudança radical nas empresas. No final dos anos 2000 e início dos anos 2010, essa tecnologia trouxe consigo a promessa de acesso remoto aos sistemas financeiros de qualquer lugar, a qualquer momento. Foi um aumento de flexibilidade sem precedentes, que não apenas facilitou a colaboração entre equipes distribuídas globalmente, mas também reduziu significativamente os custos de TI, tornando a adoção de soluções baseadas na nuvem inevitável para muitas organizações.

Tendo em vista este contexto, ao longo dos anos alguns temas começaram a ocupar o centro do debate financeiro. Os principais deles são:

  1. Avanços em análise de dados e Inteligência Artificial (IA): o processamento em massa dos dados e a análise avançada revolucionaram a capacidade das empresas de obter insights profundos sobre suas operações financeiras, melhorando a tomada de decisões das lideranças. Além disso, a IA e a Automação de Processos Robóticos têm sido implementadas para automatizar tarefas rotineiras e fornecer análises preditivas, impulsionando a eficiência e a precisão dos processos. 

Um grande exemplo da evolução da computação em nuvem, com os avanços em dados e inteligência artificial, são as novas modalidades de interação para obter respostas rápidas. Podemos perguntar para uma IA, a partir de um telefone – dentro de um software de colaboração como Slack, Microsoft Teams e outros –, como foi a performance de determinado cluster de clientes em uma cidade específica, sem precisar entrar em uma plataforma dedicada a interpretar os dados ou abrir uma planilha. Isso é possível porque estas soluções estão sendo embarcadas onde o usuário estiver, para tornar mais fácil e instantânea a resposta ao que ele precisa. 

Além do exemplo acima, também houve automatização de tarefas geradas pelos avanços tecnológicos, consequentemente, os departamentos financeiros ficaram mais enxutos, pois não há mais a necessidade de conferências manuais, fluxos em papel ou troca de planilhas por e-mail. O impacto disso é a necessidade de profissionais cada vez mais capazes de interpretar o que os números estão contando, e menos pessoas colocando tempo no “operacional”.

  1. Compliance e segurança: o avanço da digitalização também trouxe consigo desafios relacionados à conformidade e segurança cibernética, levando à adoção de tecnologias avançadas para garantir a conformidade regulatória e proteger os dados financeiros contra eventuais ameaças;
  1. Capacidade de customização: a transformação digital tem tido um impacto significativo nas relações com os clientes, levando a uma mudança de paradigma em que a personalização e a compreensão das necessidades individuais se tornaram essenciais. 

Os clientes não desejam mais ser tratados de forma genérica. Eles esperam que as empresas compreendam profundamente seus negócios e ofereçam soluções que atendam às suas necessidades específicas de forma personalizada. Isso inclui orientações sobre como aumentar seus lucros, melhorar suas margens e identificar benefícios e soluções que sejam verdadeiramente relevantes para eles, sem a necessidade de se encaixarem em modelos pré-estabelecidos. Por exemplo: ao utilizar algoritmos de machine learning para analisar o comportamento dos clientes já é possível personalizar ofertas e benefícios para cada perfil, aumentando a eficácia das decisões financeiras relacionadas ao crescimento do negócio.

A capacidade de fornecer um atendimento personalizado e adaptado às demandas individuais dos clientes se tornou um diferencial competitivo crucial no setor financeiro, impulsionando a fidelização e a satisfação do cliente. Antigamente, só era possível fazer isso para os clientes grandes, com alto ticket médio, porque o investimento interno era muito alto; times dedicados, soluções exclusivas, jornadas específicas. 

A transformação digital permitiu às empresas financeiras obter insights mais profundos sobre seus clientes, personalizar seus serviços e produtos através da tecnologia, e oferecer uma experiência mais relevante e valiosa, com menor custo, fortalecendo assim as relações e a confiança com seus clientes corporativos. Hoje, é possível atender uma gama de clientes muito maior em função desta transformação.

  1. Digitalização dos serviços bancários e o nascimento das fintechs: o setor bancário foi um dos mais impactados por essa revolução digital. Desde a introdução dos serviços bancários online até o surgimento das fintechs, a oferta de soluções financeiras inovadoras e personalizadas passou a desafiar os modelos tradicionais dos bancos. Hoje em dia é possível:
  • Investirmos com facilidade em outras moedas ou fundos que antes não estavam disponíveis ou acessíveis. Isso afetou significativamente a estratégia de tesouraria de algumas empresas;
  • A barreira geográfica foi quebrada em vários setores. Com alguns cliques, o dinheiro ou crédito passa de um país para o outro, e de um banco para o outro;
  • Detectar fraudes, sejam elas financeiras, contábeis ou cibernéticas;
  • A estrutura regulatória de bancos e fintechs evoluiu consideravelmente, aumentando muito a concorrência e gerando produtos melhores para os usuários finais.

Principais impulsionadores da transformação digital

Ainda vale destacar que a nova era do setor financeiro possui uma série de fatores interligados. As inovações em hardware e software, por exemplo, estimulam o desenvolvimento de soluções digitais mais sofisticadas e acessíveis. Consequentemente, as expectativas dos consumidores crescem, já que o público entende que esse novo cenário pode otimizar as suas finanças no dia a dia.

As regulamentações também são pontos importantes. Iniciativas como o Open Banking têm incentivado a concorrência, ao mesmo tempo que garantem um ambiente seguro e transparente para os clientes e empresas. 

O mesmo se pode dizer da globalização, visto que a interconexão econômica gera a necessidade de transações financeiras eficazes. Inclusive, essa característica comprova que estamos diante de um mercado global em constante evolução, portanto só as soluções digitais são capazes de atender e acompanhar as suas demandas.

Olhando para todos esses fatores, é certo esperar que o futuro do setor financeiro não está distante, ele já começou. A eficiência, inovação e acessibilidade promovidas com a digitalização dos serviços ofereceram um novo rumo para as empresas e consumidores.

Compartilhe

CFO da Conta Simples.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail