Siga nas redes sociais

Search

Mercado publicitário: alta competitividade exige mais das agências 

Compartilhe

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Quem mergulha no universo da publicidade compreende que os empreendimentos nesse ramo são parecidos com uma emocionante corrida, na qual as agências de marketing se lançam como competidoras destemidas, determinadas a ultrapassar a linha de chegada em primeiro lugar. No entanto, apenas aquelas que adotam uma postura proativa conseguem erguer troféus.

O estudo Marketing em Foco, conduzido pela Córtex em colaboração com o Mundo do Marketing, revela que hoje existem mais de 180 mil CNPJs ativos entre as agências de marketing e comunicação no Brasil. Com esse número, fica evidente que a pressão por resultados é constante e a competição acirrada exige estratégias ágeis e eficazes. Portanto, além de talento e criatividade, as agências precisam, de forma proativa, investir na definição de processos e na construção de uma equipe comercial robusta, capaz de se adaptar rapidamente às exigências dos clientes.

Em um contexto tão dinâmico, onde cada momento é valioso, equipes comerciais mal preparadas não representam apenas falhas individuais, mas sim falhas sistêmicas. A incapacidade de corresponder às demandas do mercado resulta em perdas de oportunidades, comprometimento de relacionamentos comerciais e sérios impactos financeiros para as agências.

Mas como transformar essa realidade?

Uma abordagem inicial seria o investimento na capacitação e no desenvolvimento das equipes de vendas, garantindo que estejam preparadas e motivadas para enfrentar os desafios do mercado. Isso pode envolver programas de treinamento intensivos, workshops regulares e incentivos para estimular a proatividade e a inovação.

Além disso, é fundamental que as agências estejam constantemente atentas às tendências dos setores, adaptando suas estratégias e abordagens conforme necessário, e incorporando a implementação de tecnologias e ferramentas de análise de dados para melhor compreender o comportamento do consumidor e ajustar as campanhas de acordo.

Se a sua agência busca uma estratégia promissora para impulsionar os negócios, mas ainda não tem uma base sólida para começar, o ideal é buscar por parceiros com expertise no setor publicitário, que possuam o conhecimento e a experiência necessários para fornecer serviços especializados capazes de potencializar a performance das operações comerciais – em situações como essa, conte com a B.done.

Compartilhe

CEO da B.done

Leia também

Receba notícias no seu e-mail