Siga nas redes sociais

Search

Como usar testes gamificados em processos seletivos

Foto: Daniel Pinheiro/divulgação.
Foto: Daniel Pinheiro/divulgação.

Segundo uma pesquisa realizada pela plataforma MarketsandMarkets Research, o mercado global de gamificação, que em 2020 registrou faturamento de US$ 9,1 bilhões, deve atingir a cifra de US$ 30,7 bilhões até 2025, o que representa uma taxa composta de crescimento anual de 27,4%.

Atualmente, a diversificação do uso  dessa tecnologia chegou às plataformas de RH e em processos de recrutamento e seleção. Os chamados testes gamificados são utilizados para conhecer e entender as pessoas candidatas para além de sua formação e experiência, ampliando os critérios com avaliação de suas habilidades técnicas, perfil comportamental, conhecimentos, entre outros.

Exemplo disso é a Taqe, plataforma de empregabilidade que conecta candidatos, empresas e instituições de ensino. A empresa utiliza a gamificação para montar um currículo  ampliado das pessoas candidatas para então conectá-las com oportunidades de trabalho e educação.

Os testes gamificados melhoram a experiência dos candidatos ao mesmo tempo em que permitem às empresas ter um olhar mais integral sobre as pessoas interessadas, revelando o que elas têm de interessantes para suas oportunidades“, explica Renato Dias, cofundador e CEO da Taqe.

Neste contexto, o executivo destacou algumas maneiras de aproveitar os testes gamificados para explorar e evidenciar a interessância de cada um. Confira abaixo:

Revele  quem você realmente é

Os testes gamificados não são focados apenas em avaliar conhecimentos, mas também em identificar traços comportamentais e competências. Para esses últimos, não existem respostas certas ou erradas, o importante é ser sincero e mostrar quem você é. 

Ganhe autoconhecimento 

Também vale aproveitar os testes gamificados para se conhecer melhor, pois essas avaliações podem incluir feedbacks sobre seu perfil comportamental, habilidades e conhecimentos, Esse entendimento também colabora para que você compreenda melhor possíveis caminhos de carreira, ampliar seu repertório sobre si mesmo, o que pode contribuir para uma melhor performance em entrevistas, por exemplo. 

Em suma, os testes gamificados trazem benefícios tanto para candidatos como para empresas, realizando a conexão entre eles de forma inovadora e eficaz, impulsionando ainda o desenvolvimento individual e o sucesso profissional.

Além de promover um ambiente de avaliação mais dinâmico e envolvente, a abordagem gamificada  proporciona uma visão abrangente das habilidades dos candidatos, o que significa que não apenas aqueles que possuem mais conhecimentos técnicos serão priorizados, ampliando assim o acesso às oportunidades”, finaliza.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail