Siga nas redes sociais

Search

Buy Now, Pay Later é o futuro da digitalização de pagamentos

Compartilhe

Foto: divulgação.

Por Taeli Klaumann, CFO da Conta Simples.

No contexto atual do mercado, a flexibilidade financeira se tornou um fator decisivo para as empresas. Por essa razão, algumas tendências tecnológicas vêm impactando diversos setores no que se refere aos meios de pagamentos, sendo uma das principais o “Buy Now, Pay Later” (BNPL). 

Em uma comparação internacional, a modalidade já vem sendo utilizada há alguns anos em diferentes países e regiões do mundo. No entanto, com o crescimento do e-commerce e a aceleração da transformação digital, o Brasil também passou a abraçar o modelo.

O BNPL chega como uma opção mais eficiente do que as prestações tradicionais (crediário, carnê, entre outras), que já são amplamente conhecidas pelo público brasileiro. Basicamente, trata-se de uma forma de adquirir bens e serviços imediatamente, pagando eles com um prazo maior ou até mesmo com parcelamento.

Com isso, as transações comerciais podem ser otimizadas de várias maneiras, inclusive em âmbitos diferentes. Da melhora do gerenciamento do fluxo de caixa à redução de dívidas de cartão de crédito, a modalidade traz uma série de benefícios para comerciantes online, fornecedores e até lojas físicas com o seu caráter versátil e personalizado.

Principais vantagens do BNPL

Oferecendo aos compradores uma gama variada de opções de onde e como gastar, o BNPL pode ser facilmente incorporado por indivíduos e empresas em suas práticas de compra habituais. Em suma, isso se deve à possibilidade de personalizar o formato de acordo com demandas específicas, tais como prazo, taxas, valores, limites de crédito.

No B2B, por exemplo, este modelo está ganhando destaque como uma ferramenta essencial para facilitar as negociações entre companhias de tamanhos diversos. Os prazos de pagamento podem ser estruturados segundo às necessidades dos usuários, principalmente quando uma determinada parte de uma transação é significativamente maior do que a outra. Isso acontece muito com pequenas organizações que estão adquirindo suprimentos de grandes fornecedores, que precisam de uma gestão de despesas eficiente para diminuir a pressão financeira durante o processo.

Já no cenário B2C, o formato está se tornando a escolha preferida de jovens, como os Millennials e a Geração Z, que tendem a ter um perfil mais consumista. A preferência a alternativas de crédito e débito tradicionais ocorre porque o pagamento posterior ou parcelamento cabem melhor nos bolsos dessas pessoas, permitindo que acessem produtos de um valor mais elevado.

Qual é o impacto econômico do BNPL?

O BNPL não apenas beneficia consumidores e empresas, como também tem um impacto significativo na economia como um todo. Sua capacidade de distribuir o custo ao longo do tempo, sem comprometer imediatamente o fluxo de caixa, torna o modelo eficiente sobretudo em períodos de incerteza econômica. 

Ainda vale ressaltar que sua conveniência e simplicidade são características que chamam a atenção das organizações, especialmente no que diz respeito aos processos de aprovação. A obtenção de crédito, por exemplo, é extremamente facilitada com uma modalidade prática como essa, estimulando o consumo e o investimento.

Quando esses benefícios são aplicados ao comércio em si, o formato não só tem ajudado a promover um aumento das vendas, mas a reduzir as taxas de abandono de carrinhos. Ou seja, a famosa experiência do cliente é potencializada, impulsionando os negócios como um todo.

Se pararmos para pensar que vivemos em um mercado altamente competitivo e dinâmico, possuir uma estratégia que apoie a inovação e o crescimento sustentável com esse nível de eficácia não pode ser considerada apenas mais uma opção. À medida que avançamos em direção a um futuro cada vez mais digital e interconectado, o BNPL está se consolidando como uma via transformadora para os pagamentos, redefinindo a maneira como conduzimos transações comerciais em escala mundial.

Compartilhe

CFO da Conta Simples.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail

Siga nas redes sociais

Receba notícias no seu e-mail