Siga nas redes sociais

Search

O alto custo da comunicação financeira falha é um mal que sua empresa quer evitar

Foto: divulgação.

Por Danilo Pecorari.

O mundo dos negócios mudou e, com ele, a comunicação também. No sentido amplo da palavra, se comunicar de forma eficaz com clientes é um requisito de sucesso para qualquer empresa. A clareza e assertividade de informações é de extrema relevância para a organização interna operacional e para a experiência oferecida aos usuários. Cada vez mais o selo de Customer Sucess se torna um nivelador de maturidade e confiabilidade da empresa.

Quando se trata de transações financeiras, podemos dizer que a regra é a mesma. A comunicação financeira envolve faturas, boletos e outros conteúdos financeiros que podem ter uma burocracia indesejável para a jornada dos clientes. Se já não bastasse, o risco de erros e falhas nessa comunicação também é grande. O desafio, então, está instalado: como melhorar o relacionamento financeiro entre empresa e cliente?

A importância da gestão dos dados transacionais financeiros

Um estudo feito pela LexisNexis Risk Solutions em 2023 fez um panorama sobre o desempenho de pagamentos de mais de 400 executivos e entre as principais conclusões do relatório, encontra-se a afirmativa de que problemas de pagamento levam à perda de clientes.

Além da reputação fragilizada, o envio de comunicações financeiras erradas pode custar dinheiro e tempo. Um erro percentual que parece pequeno, na verdade gera um impacto volumoso para um número ainda maior de pessoas.

Repensar a estratégia de gestão do dado, portanto, é fundamental. Além de dispor de produtos e serviços com diferencial competitivo para o mercado, a entrega desse serviço para clientes, desde a mensagem até o canal, depende da precisão de dados e de esforços para gestão multicanal.

Caso contrário, a empresa perde imediatamente seu valor, passando a ter custos de reparos nas operações devido à imprecisão de dados e a falta de gerência eficiente dos canais, além de aumentar desproporcionalmente as demandas de atendimento para suprir as reclamações dos usuários.

Os dados são a prioridade da vez

A fim de evitar os altos custos financeiros e de confiabilidade associados à falha na comunicação transacional, um investimento estratégico importantíssimo está na validação de dados correta e segura. Sem a automação apropriada, o processo torna-se trabalhoso, oneroso e sem os resultados esperados. Os dados financeiros corretos são de suma importância para a performance empresarial na entrega de faturas com uma experiência única, beneficiando também a empresa e a equipe com a comunicação integrada.

A tecnologia de hipersegmentação de dados, por exemplo, torna a validação de dados muito mais assertiva, ajudando na compreensão do perfil do cliente e, consequentemente, possibilita que a empresa otimize a cobrança ao reduzir erros e tornar a comunicação mais humanizada.

Aqui, levar a flexibilidade em conta é muito importante, pois organizações dos mais diversos portes passam por desafios na comunicação financeira. A possibilidade de alterar e personalizar as regras de validação de dados é mais um diferencial que essa ferramenta deve levar em conta, prezando pela integração, customização, precisão e segurança de forma efetiva.

Foco nos canais de mensagem também é a solução

Além da validação de dados, a gestão omnicanal é mais uma solução essencial para entregar inovação e uma melhor experiência na jornada financeira dos clientes. Em um mundo onde os usuários utilizam diversos canais de comunicação – como e-mail, mensagens de texto e aplicativos de mensagens – empresas devem aprender a gerenciar essas interações com coesão para aumentar o engajamento.

Além de centralizar as comunicações, a gestão omnicanal garante mensagens consistentes e precisas independentemente do canal escolhido. O diálogo relevante e pessoal torna a comunicação mais próxima, eficaz e moderna, sendo possível usufruir de tecnologias para oferecer serviços que retiram o atrito da liquidação através do open finance. O objetivo é simplificar e surpreender cada vez mais os clientes.

Os benefícios são claros: aumento na conversão de pagamento, diminuição da inadimplência e segmentação de conteúdo.

Em suma, oferecer soluções que simplificam a vida do cliente, reduzem falhas, fricção de valores e comunicações financeiras é um modo de cativar clientes através da inovação na gestão dos dados transacionais. É o mesmo que afirmar aos clientes: levamos a sério suas preferências e seu tempo.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail