Se considerarmos os profissionais disponíveis no mercado de tecnologia, vemos um dos maiores gargalos já registrados no setor de recrutamento. Sim! Faltam profissionais de tecnologia!
Para entender e ajudar empresas nesse sentido, trouxe alguns pontos sobre o recrutamento do setor neste ano.
Falta de mão de obra
1. Escassez de Talentos Especializados
- Demanda crescente por habilidades específicas, como inteligência artificial, aprendizado de máquina, e cibersegurança, que superam a oferta disponível
2. Competição Intensa
- As empresas que antes disputavam talentos com suas concorrentes locais, agora precisam preocupar-se com a competição que também é global, com empresas que oferecem salários e benefícios mais atrativos.
3. Todo mundo precisa de tech
- Com a aceleração da transformação digital, a necessidade de talentos tech se expande para todas as indústrias, não apenas as tradicionais de tecnologia. O país precisará de 420 mil novos profissionais de tecnologia até 2024, de acordo com a Brasscom.
Melhores práticas
1. Recrutamento Proativo e Contínuo:
Nunca foi tão importante estar sempre em movimento e ser único.
Não é sobre construir banco de dados e fechar vaga, mas sobre construir posicionamento para a sua marca empregadora, consistente e contínuo.
O posicionamento é a comunicação do valor que a marca empregadora entrega as pessoas que vão escolher a empresa onde vão trabalhar.
Aqui cabe comunicar os desafios de negócios e tecnológicos, produtos e como as pessoas podem crescer e se desenvolver junto ao negócio.
A comunicação é importante estar numa linguagem que seja compreendia pelo seu público-alvo. #ficaadica
2. Marca Empregadora:
Investir na marca empregadora é fundamental para atrair talentos alinhados com os valores da sua empresa, cultura organizacional, iniciativas para manter as pessoas engajadas e se desenvolvendo, valorizando e reconhecendo os colaboradores..
3. Processos de Seleção Ágeis e Transparentes:
O grande desafio do recrutamento é simplificar, garantindo efetividade e sustentabilidade a relação do profissional com a empresa.
Para isso, é preciso que seja claro, objetivo e transparente, reduzindo o tempo de contratação e manter a comunicação clara e constante com os candidatos para melhorar a experiência do candidato.
4. Diversidade e Inclusão:
O recrutamento precisa ser democratizado, acessando profissionais capacitados para assumir os desafios nas empresas, não importa cor, religião, sexo. Aí sim, estaremos incluindo !
Os algoritmos das grandes plataformas e motores de engenharia para divulgação de vagas, são enviesados, desenhados para grandes metrópoles, com número maior de pessoas.
Os profissionais no interior ainda não acessam grande parte dessas oportunidades.
Demandas e tendências do futuro que as empresas podem antecipar para reter talentos
1. Flexibilidade de Trabalho:
Considerando a competitividade pelos talentos Tech, que não é mais local e sim global, não mais privilégio das empresas tradicionais de tecnologia, mas de todas as indústrias, a adoção de modelos híbridos ou totalmente remotos continuará sendo uma expectativa dos talentos tech.
2. Desenvolvimento e Treinamento Contínuo:
Manter os colaboradores em programas de capacitação contínua, é a maneira de garantir a competitividade do negócio, em meio aos avanços tecnológicos.
3. Foco no Bem-Estar dos Funcionários:
Produtividade e lucratividade estão intrinsicamente conectados ao corpo e a mente. Portanto, investir em iniciativas de bem-estar mental e físico, é a melhor forma de proporcionar equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional.
4. Automação e Inteligência Artificial:
Eliminar o cansaço da mente com atividades repetitivas. As empresas vão aumentar os investimentos em tecnologias que aumentam a produtividade e permitem que os profissionais tech se concentrem em tarefas mais estratégicas.
5. Sustentabilidade e Responsabilidade Social:
Talentos tech são cada vez mais atraídos por empresas que demonstram compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social, afinal todo código tem um propósito.