Imagine que uma empresa está desenvolvendo um novo aplicativo de e-commerce. Para garantir que o resultado final seja bem sucedido, as equipes, e em especial o gestor desse projeto, precisam considerar um método para ser seguido.
Uma forma de organizar esses processos e alinhar toda a execução é a metodologia ágil, que se baseia no Manifesto Ágil, criado em 2001, com base em 4 valores:
- Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas.
- Software em funcionamento acima de documentação abrangente.
- Colaboração com o cliente acima de negociação de contratos.
- Responder a mudanças acima de seguir um plano.
Na prática, são usadas para gerenciar e executar projetos de forma flexível e iterativa, especialmente em ambientes complexos e dinâmicos, como no caso de desenvolvimento de software, ou o exemplo no início da matéria, o desenvolvimento do aplicativo para e-commerce. Elas priorizam a adaptação rápida a mudanças, a colaboração entre equipes e a entrega contínua de valor ao cliente.
Segundo o relatório da Agile Project Delivery Confidence, lançado pela PwC, projetos geridos com metodologia ágil são 28% mais bem-sucedidos do que aqueles conduzidos pelos meios tradicionais. Nesse contexto, as mais conhecidas do mercado são Scrum, Kanban e Scrumban (modelo híbrido das duas primeiras).
O Scrum trata-se de uma estrutura ágil focada em entregas iterativas e incrementais. Ela organiza o trabalho em sprints, que são ciclos curtos de 1 a 4 semanas. Cada sprint resulta em uma entrega potencialmente utilizável do produto.
Nesse tipo, são 4 processos:
- Planejamento da sprint: definição do que será feito.
- Daily Scrum: reuniões diárias curtas para alinhar o time.
- Revisão da sprint: apresentação do trabalho concluído.
- Retrospectiva: reflexão sobre o que pode ser melhorado.
Nesse modelo, entre os principais benefícios estão: transparência, ciclos rápidos de feedback e flexibilidade para mudanças.
Já no Kanban trata-se de uma abordagem ágil visual e flexível usada para gerenciar o fluxo contínuo de trabalho. Ela se baseia em um quadro, que pode ser físico ou digital, e que mostra o status das tarefas em diferentes fases. Entre seus benefícios está a visualização de gargalos no processo, permitindo ajustes contínuos.
E, por último, surgem as abordagens híbridas, combinando os melhores dos dois mundos citados anteriormente, chamado de Scrumban (Scrum + Kanban). Na prática, ele adota a estrutura de sprints do Scrum com a visualização de trabalho e a flexibilidade do Kanban. Nesse caso, temos como benefício a flexibilidade, com um foco maior no fluxo contínuo do trabalho sem a rigidez de sprints fechados.
Apesar dessas metodologias serem bastante conhecidas no mercado, com o auxílio da tecnologia elas entregam melhores resultados e visualização, uma vez que projetos podem ser acompanhados de qualquer lugar, como é o caso do Zoho Projects, plataforma de gerenciamento de projetos que ajuda as equipes a adotar uma abordagem iterativa e colaboradora para o trabalho.
“As metodologias ágeis promovem ciclos rápidos de feedback, flexibilidade para mudanças e maior transparência no andamento das tarefas, o que se traduz em projetos mais bem-sucedidos. O Zoho Projects oferece uma plataforma robusta para que equipes distribuídas possam colaborar de forma eficiente, independentemente de onde estejam. Ele permite não apenas a execução e gestão de sprints, mas também uma visualização clara do progresso do projeto, o que ajuda a manter todos os envolvidos alinhados e focados”, destaca Marina Scotelaro Pantoja, gerente de marketing Zoho Projects.
Num contexto como o atual, em que o home ou anywhere-office ou até mesmo escritórios espalhados em diversos estados ou países é uma realidade para empresas no mundo todo, o Zoho Projects faz com que essas equipes distribuídas possam fazer brainstorming, colaborar e trabalhar em conjunto de qualquer lugar e em qualquer dispositivo.
“O Zoho Projects possui ferramentas integradas para identificar rapidamente áreas problemáticas no fluxo de trabalho e permite a rápida adaptação, garantindo que o foco esteja sempre na entrega de valor ao cliente. Isso é essencial em ambientes de negócios que mudam constantemente“, complementa.
Atualmente, a solução é usada por mais de 100 mil equipes ágeis pelo mundo. E, além de todos os benefícios já mencionados, os relatórios e personalização de cada sprint estão entre os destaques da plataforma.
“Um dos grandes diferenciais do Zoho Projects é a capacidade de personalizar a plataforma de acordo com as necessidades da equipe. Isso inclui a flexibilidade na criação de relatórios detalhados, permitindo uma análise profunda de cada sprint, auxiliando na tomada de decisões mais estratégicas e baseadas em dados“, ressalta.
Quer saber mais sobre a tecnologia? Acesse o site do Zoho Projects clicando aqui.