A Canastra Ventures, empresa de investimento e desenvolvimento de startups em estágio inicial, acaba de anunciar a abertura das inscrições para o seu programa de aceleração voltado para soluções de inteligência artificial.
O objetivo é fomentar o desenvolvimento de IA no Brasil e criar um ecossistema de oportunidades, onde os sócios acompanharão o crescimento das startups, potencializando os retornos para os investidores.
O programa de aceleração contará com a presença dos Fellow General Partners da Canastra Ventures, que acompanharão individualmente as startups.
Entre eles estão Marcos Arruda (empreendedor serial em fintech, fundador da TrustSign e Moneto e investidor-anjo), Carlos Arruda (empreendedor com foco em produto e tecnologia) e Paulo Alencastro (acionista e cofundador da Unico, IDTech avaliada em US$ 2,6 bilhões).
“Sempre acreditei no poder de compartilhar conhecimento e experiência com outros empreendedores. Depois de construir a Unico, sinto que tenho a responsabilidade de ajudar os founders a enfrentar os desafios do mercado para construir startups relevantes”, afirma Paulo Alencastro.
Ao longo de 20 semanas, as startups terão sessões de office hours com os sócios do VC, acesso a ferramentas e metodologia exclusivas e conexões com investidores. Ao final do programa, os empreendedores participarão de um Demoday, onde terão a chance de receber o seu primeiro investimento institucional.
“Acreditamos que o Brasil tem um enorme potencial para se tornar um polo global de inovação em IA. Nosso programa de aceleração visa não apenas financiar, mas também fornecer o suporte estratégico necessário para que essas startups prosperem”, explica Pedro Dias, Managing Partner da Canastra Ventures.
As inscrições estão abertas para startups interessadas em participar do programa de aceleração da Canastra Ventures. Antes mesmo da abertura oficial do processo seletivo, a empresa já recebeu 60 inscrições na waitlist, o que evidencia o grande interesse do mercado no apoio oferecido, especialmente para aquelas que buscam empreender com foco em inteligência artificial.
Residência atraiu diversos empreendedores
O programa de residência atraiu mais de 400 inscrições, com 70 empreendedores selecionados e reforça o compromisso da Canastra em criar uma trajetória contínua de apoio e desenvolvimento para os participantes, seja na residência ou na aceleração.
“Estamos muito satisfeitos com a resposta ao nosso primeiro programa de residência. As centenas de inscrições demonstram claramente a forte demanda por iniciativas de desenvolvimento de IA no Brasil”, afirma Artur Dias, Managing Partner da Canastra Ventures.
Sobre a diferença entre os programas oferecidos, Artur explica que a residência é voltada para empreendedores que ainda estão formatando seus negócios, enquanto o programa de aceleração é uma entrada distinta, direcionada à equipes constituídas e startups operacionais que precisam estruturar o negócio para escalar e se preparar para fundraising. Parte das startups que estão na residência serão convidadas para a aceleração, dando continuidade ao seu desenvolvimento em um novo nível.
A Canastra Ventures se destaca por sua rede de mentores altamente qualificada, que atua diretamente no programa de aceleração.
Entre os nomes de peso estão Tomás Martins (cofundador e CEO da Tembici), Magno Maciel (CTO da Serafin) e Ingrid Barth (cofundadora da Linker e fundadora e CEO da PilotIn). Os mentores oferecem suporte personalizado às startups, compartilhando suas experiências e conhecimentos de mercado, criando um ambiente de aprendizado e crescimento exclusivo para os empreendedores selecionados..
As inscrições para o programa de aceleração já estão abertas e podem ser feitas até 15 de novembro.