Search

Automação na infraestrutura hospitalar é fundamental para o atendimento ao paciente

Foto: divulgação

Por Neove Pipper, gerente geral de automação predial da Honeywell para a América Latina.

A automação hospitalar está revolucionando o setor de saúde, trazendo benefícios tangíveis em eficiência e produtividade. Graças aos avanços tecnológicos, os hospitais podem integrar soluções e sistemas interconectados que ajudam a permitir uma resposta mais rápida e eficaz em emergências, melhorando o gerenciamento de incidentes e reduzindo os tempos de reação.

A implementação de sistemas automatizados em hospitais permite que os tomadores de decisão monitorem e controlem melhor tudo, desde a produtividade do local de trabalho até a redução de custos, além de fornecer informações sobre os principais recursos, como servidores de segurança, soluções de controle de acesso, sistemas de ar e pressão, detectores de fumaça, redes e bancos de dados. Isso produz melhores resultados em sustentabilidade, eficiência operacional e segurança do paciente.

Hoje, há várias empresas que possuem soluções que permitem a criação de espaços digitalizados e automatizados com dispositivos interconectados que podem ajudar os hospitais a evitarem ou superarem interrupções e desafios inesperados, garantindo a continuidade de suas atividades, permitindo monitoramento e controle centralizado de todos os sistemas, como ar condicionado, iluminação e segurança, garantindo que toda a infraestrutura funcione de maneira ideal,  melhorando não apenas o conforto dos pacientes e funcionários, mas também reduzindo o consumo de energia e, portanto, os custos operacionais.

Essas inovações ajudam a alimentar hospitais mais tecnológicos, seguros e eficientes, melhorando a experiência do paciente e da equipe médica, aumentando a produtividade operacional em cerca de 25%.[1]Além disso, a implementação de sistemas de automação permite a análise de dados em tempo real, o que facilita a tomada de decisões informadas e oportunas. Por exemplo, em situações críticas, os BMS (sistemas de gerenciamento de edifícios) podem ajudar a priorizar o uso de recursos médicos e otimizar o atendimento, o que é vital quando se trata de situações que salvam vidas.

A evolução contínua da infraestrutura hospitalar exige que as empresas invistam em tecnologias avançadas para otimizar a operação de equipamentos e sistemas. Especialmente considerando que isso terá um impacto positivo no desempenho a longo prazo, reduzindo os custos de manutenção e substituição. Portanto, a colaboração entre empresas de tecnologia e o setor de saúde será essencial para desenvolver e alavancar inovações que respondam às necessidades emergentes.

Compartilhe

Leia também