Pesquisar

Numen investe R$ 40 milhões em IA

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

A Numen, empresa de soluções de tecnologia de São Paulo, vem fomentando uma série de iniciativas em prol de aprimorar o uso e aplicação de inteligência artificial, com um investimento total de R$ 40 milhões até 2028.

A consultoria, que já soma 16 anos de atuação, tem como foco acompanhar as tendências de mercado. Com a IA, não seria diferente, como explica Décio Kimura, vice-presidente de soluções.

“Estamos falando de uma tecnologia que tem a capacidade de alterar a forma como os serviços são realizados, desde o desenvolvimento até a entrega. Estamos em uma forte curva de aprendizagem, testando em casos reais”.

Entre eles, está uma multinacional brasileira de cosméticos e cuidados pessoais. Para promover um resultado ainda mais satisfatório no projeto de SAP S/4HANA, a consultoria aplicou IA na análise de margem bruta, reduzindo drasticamente o tempo gasto em análises e permitindo compreender rapidamente as variações.

Além disso, foi criado o Hub de Inovação, um framework de governança de IA que promove uma série de experimentos realizados de forma descentralizada.

A Numen destaca como diferenciais a diversidade, a prática e o conhecimento na entrega das soluções e serviços, exercitando a criatividade para atender às particularidades de cada segmento.

Exemplo disso são as parcerias estratégicas com startups especializadas em IA como é o caso da Luzid, especialista na aceleração de implementação de softwares corporativos.

O investimento nesta parceria prevê a otimização da implementação das soluções SAP, auxiliando a rotina do consultor técnico, além de promover automação de testes que trazem mais agilidade e valor aos clientes.

Segundo Flávio Molina, sócio da Numen, as parcerias aceleram o aprendizado.

“A IA é um meio para atingir resultados consistentes, mas nem sempre tem um caminho fácil. Ao investirmos em iniciativas como essa, mitigamos riscos, encurtamos a curva de conhecimento e aceleramos a entrega de resultados reais aos nossos clientes, pois estamos testando, na prática, aquilo que funciona ou não”.

As iniciativas também são internas. Para difundir ainda mais conhecimento entre a equipe técnica e agregar eficiência às operações, a organização já implementou ações com o uso da IA, como a Especificação Técnica Inteligente a partir do Código, que lê CAP, RAP, ABAP ou outras linguagens e gera especificações técnicas automáticas e padronizadas, reduzindo em até 60% o tempo de elaboração.

Ainda, a empresa implementou o CAP Accelerator Cod, que utiliza IA para escrever códigos CAP a partir de uma especificação funcional. Na prática, isso promove maior agilidade e menor custo no desenvolvimento de aplicações, com redução de erros e esforço.

“Essas ações contribuem para a mudança de mindset, que direciona toda a equipe, incluindo a liderança, a trilhar um caminho em que essa tecnologia se torna um componente diário. Afinal, o centro da transformação sempre são as pessoas”.

Por falar nelas, as iniciativas de IA também contemplam a criação de um hub interno de talentos, que busca incorporar profissionais tanto da própria empresa quanto do mercado, por meio de parcerias.

E, como parte da cultura de democratização do conhecimento, a Numen formará 100 mulheres em IA, dentro e fora da consultoria, por meio do programa Potenc.IA, da Prosper Digital Skills, preparando-as para se tornarem líderes e catalisadoras desse movimento.

Com tantas estratégias alinhadas, a Numen segue firme em seu plano de expansão como uma empresa diferenciada em professional services, com foco nos segmentos de Supply Chain, Finanças e Manufatura.

“Com base em cada conhecimento adquirido, nosso intuito é sempre criar algo a mais. Por isso, estamos engajados em reunir cada vez mais nossa inteligência interna e externa para aprimorar a aplicabilidade da IA com foco em resultados mensuráveis”, finaliza Décio.

Compartilhe

Leia também