Pesquisar

Resoluções de ano novo: profissionais miram evolução financeira, desenvolvimento e qualidade de vida

Foto: Ketut Subiyanto/Pexels
Foto: Ketut Subiyanto/Pexels

A Robert Half identificou um movimento consistente entre profissionais para 2026: o novo ano tende a ser marcado por objetivos voltados ao desenvolvimento contínuo, à estabilidade financeira e a uma vida profissional equilibrada.

Às empresas, este é um sinal importante para que iniciem o próximo ciclo mais alinhadas às expectativas dos trabalhadores.

O estudo indica que as resoluções de Ano Nov do mercado de trabalho brasileiro continuam fortemente orientadas por perspectivas tradicionais, porém com nuances importantes em cada um dos grupos investigados.

“Notamos que o desejo por crescimento profissional vem acompanhado de uma postura mais estratégica, o que é muito positivo. Os trabalhadores estão mais atentos ao equilíbrio, à capacidade de aprender e à necessidade de evoluir junto às transformações do mercado”, afirma Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half para a América do Sul.

Entre empregados, as cinco principais prioridades para 2026 são:

  • Crescimento e estabilidade financeiros (59%)
  • Educação continuada (57%)
  • Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (45%)
  • Avanço na carreira e promoções (39%)
  • Exploração de novos ares de carreira (26%)

Já entre profissionais com qualificação e em busca de recolocação, o foco é ligeiramente diferente, com ênfase ampliada na capacitação e na diversificação de caminhos:

  • Desenvolvimento contínuo de habilidades (59%)
  • Sondagem de novas oportunidades de carreira (43%)
  • Crescimento financeiro e estabilidade (42%)
  • Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (37%)
  • Empreendedorismo e negócios próprios (28%)

A convergência entre as categorias mapeadas evidencia que, mesmo diante de cenários profissionais distintos, a construção de carreiras mais sustentáveis, flexíveis e financeiramente sólidas permanece no centro das decisões.

Soma-se a isso o impacto da evolução tecnológica e de exigências específicas, como a implementação da Reforma Tributária, que vêm estimulando talentos a investirem continuamente em formação e requalificação.

Para ele, o ponto de atenção é evitar que as metas sejam abandonadas ao longo do caminho, cenário bastante comum quando falamos das clássicas intenções de fim de ano:

“Disciplina e perseverança são fundamentais para transformar desejo em conquista. Mesmo que a passos curtos, o importante é se movimentar. O mercado de trabalho em 2026 apresenta excelentes oportunidades, especialmente para quem investe em habilidades que endereçam os gaps das empresas”.

Os dados fazem parte de uma sondagem proprietária da Robert Half, realizada em novembro de 2025, com a participação de 500 profissionais com qualificação, estejam eles empregados ou em busca de recolocação, reunindo percepções e expectativas para o novo ano.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC/SP, board member do Economia PR, 4 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 100 dos + Admirados da Imprensa no Brasil em 2025.

Leia também