O conceito de B2B “sexy” vem ganhando espaço no mercado ao propor uma nova forma de comunicação para empresas que buscam se manter no mercado de forma verdadeira e emocional.
A abordagem não se baseia em informalidade ou estética, mas na capacidade de tornar marcas corporativas mais atrativas, humanas e relevantes, buscando um relacionamento estratégico, mas aproximando empresas de seus clientes e potenciais clientes.
A fintech Hub4Pay passou por mudanças estratégicas em sua comunicação e posicionamento ao adotar uma nova abordagem de relacionamento B2B, mediada pela Walks.
Após o novo posicionamento de marca e o lançamento estruturado do LinkPrêmio Card, a fintech registrou crescimento de 60% no faturamento ao longo do último ano.
O movimento ganhou força a partir de outubro, com a entrada da Walks na estratégia, quando o produto passou a ser divulgado de forma mais estratégica e integrada.
O impacto se intensificou no início de 2026. Em janeiro, pela primeira vez, o faturamento superou o mês de dezembro, tradicionalmente o mais forte para o negócio, registrando crescimento de 137% e consolidando a virada de posicionamento da marca no mercado.
Diferente de uma abordagem estética ou informal, o B2B sexy parte da premissa de que, em mercados cada vez mais competitivos e com soluções semelhantes, o diferencial está na forma como as marcas constroem relacionamento, geram proximidade e se fazem presentes nos espaços certos.
A fintech também registrou aumento da base de clientes, com 15 novas agências e mais de 10 campanhas promocionais conectadas via API, com mais eficiência e velocidade.
Segundo Pedro Assis, CEO da Walks®, a estratégia responde a uma mudança estrutural no mercado B2B:
“O B2B sexy nasce da necessidade de tornar o relacionamento um elemento central da comunicação corporativa. No B2B, conectar empreendedores e profissionais de grandes empresas de forma consistente gera valor real e impacto direto no ROI”.
No caso da Hub4Pay, a estratégia traduziu esse conceito em ações práticas. A empresa passou a priorizar encontros presenciais, participação ativa em eventos estratégicos e iniciativas voltadas à criação de ambientes de conexão entre empreendedores, líderes e parceiros.
A comunicação deixou de focar apenas em funcionalidades e passou a reforçar posicionamento, valor e experiência, utilizando cases, dados relevantes e uma linguagem mais próxima, sem perder a credibilidade técnica.
“Existe hoje uma saturação do discurso funcional no B2B. Os produtos se parecem e a decisão passa cada vez mais pela confiança e relação construída ao longo do tempo. O que fizemos na Hub4Pay foi reposicionar a comunicação para gerar presença, acesso e recorrência de relacionamento, porque é isso que sustenta negócios no médio e longo prazo. O mercado caminha para esse modelo, em que as pessoas buscam acesso e networking”, finaliza.
O case evidencia que o B2B sexy funciona como uma estratégia de reposicionamento e reputação. Em um ambiente volátil, no qual produtos tendem à similaridade, a comunicação baseada em relacionamento contínuo, presença ativa e construção de confiança passa a ser um diferencial competitivo.
“O B2B, no fim, é sobre gerar acesso, saber como se posicionar e como se vender de forma estratégica. Mas esse tipo de conexão só se sustenta quando existe um produto consistente por trás”, complementa o CEO da Walks®.