Comprometido em ter 50% de seus cargos de liderança ocupados por mulheres até 2026, o Grupo Heineken celebra a primeira edição do Programa Elas que Brilham, que tem o objetivo de acelerar a carreira de mulheres para se tornarem líderes da área de produção em até 12 meses.
Para a estreia da iniciativa, a cervejaria apostou no desenvolvimento de seus talentos internos e conduziu um processo seletivo afirmativo que envolveu candidatas de diferentes cidades e áreas de atuação.
Ao todo, foram selecionadas 11 mulheres que terão suas carreiras aceleradas a partir deste mês.
A primeira edição do programa foi desenhada e aplicada integralmente pelo time de Pessoas da cervejaria.
Andrea Bianchi, diretora de Pessoas do grupo, explica que não identificaram no mercado um processo parecido.
“Queríamos algo totalmente alinhado aos nossos valores, comportamentos e momento de companhia, além de uma jornada que realmente destacasse o potencial das candidatas. E assim fizemos”.
Com isso, a cervejaria investiu em experiências de desenvolvimento desde o início do processo, como a construção de um case em grupo com mentores internos e atividades voltadas ao autoconhecimento.
“Nós, mulheres, ainda carregamos algumas crenças que precisam ser ressignificadas. E foi isso que buscamos durante toda a jornada de seleção. Utilizamos ferramentas e atividades que as fizeram perceber que compartilham das mesmas inseguranças, sonhos e do mesmo potencial de crescimento. Acredito que o processo seletivo em si já foi transformador para todas que participaram”.