Lisane Andrade, especialista em IA e fundadora da Niara.
É inegável que a Inteligência Artificial (IA) tem alcançado uma força nunca antes vista. O que antes era perpetrado a ficções científicas e especulações distantes tornou-se realidade palpável em quase todos os setores e também a profissionais de áreas diversas.
Entretanto, a percepção de que máquinas inteligentes podem suplantar a necessidade de trabalho humano gera temores.
A solução? Uma abordagem mais humanizada da IA, que se encaixe harmoniosamente na tapeçaria da nossa sociedade, aprimorando o trabalho humano ao invés de substituí-lo.
A exemplo disso, elenco abaixo alguns casos em que comunhão IA e humano tem se destacado.
- Diagnóstico médico: Na área da saúde, ferramentas de IA, como o DeepMind da Google, têm auxiliado médicos no diagnóstico de doenças como a retinopatia diabética. Estas ferramentas não substituem os médicos, mas fornecem uma segunda opinião valiosa, aumentando a precisão do diagnóstico e permitindo um tratamento mais eficaz.
- Atendimento ao cliente: Empresas de call center estão utilizando IAs para atendimento inicial, filtrando questões simples e transferindo chamadas mais complexas para humanos. Isso permite que os atendentes humanos se concentrem em problemas mais complicados, enquanto a IA cuida das questões rotineiras.
- Setor criativo: No mundo da música e das artes, a IA tem sido utilizada como uma ferramenta colaborativa. Por exemplo, o projeto “DALL-E” da OpenAI ou o Firefly da Adobe, que criam imagens baseadas em descrições de texto, pode ser usado por artistas como uma fonte de inspiração ou para esboços iniciais.
- Produção de conteúdo: Para agências de marketing e até profissionais autônomos, a exemplos SEO e criadores de conteúdo a inteligência artificial oferece diversas ferramentas e capacidades que podem revolucionar a produção de conteúdo, na Niara por exemplo é possível analisar desde palavras- chave, personalização de conteúdo, e automação de tarefas.
Além do avanço alcançado pelos setores acima citados, destaco o ganho que profissionais têm obtido com a ajuda da IA em suas tarefas diárias.
- Aprimoramento de habilidades: A IA pode ser usada como uma ferramenta de treinamento, fornecendo feedback instantâneo e ajudando profissionais a aprimorar suas habilidades. Por exemplo, um vendedor pode usar uma ferramenta de IA para analisar sua linguagem corporal e tonalidade vocal durante uma apresentação, recebendo dicas para melhorar sua performance.
- Auxílio na tomada de decisão: Ao fornecer análises avançadas e insights baseados em grandes volumes de dados, a IA pode ajudar profissionais a tomar decisões mais informadas e estratégicas.
- Aumento da produtividade: Ao automatizar tarefas rotineiras, a IA permite que os profissionais se concentrem em tarefas mais complexas e de maior valor agregado. Isso não só aumenta a produtividade, mas também torna o trabalho mais gratificante.
E aqui destaco um dado interessante, recentemente a Search Engine Land, mostrou que profissionais de SEO gastam ao menos um dia na semana para escrever Title e meta description, isso equivale a três meses de trabalho por ano.
Com a otimização dessa tarefa identificamos um ganho de 38 horas na rotina diária de profissionais, feitos com o auxílio de Niara.
Para uma relação produtiva e sadia com a Inteligência Artificial, é vital que a encaremos não como uma ameaça, mas como uma extensão das nossas capacidades.
Ao humanizar a IA e integrá-la de forma complementar ao nosso trabalho, podemos colher os benefícios desta revolução tecnológica, assegurando um futuro onde máquinas e humanos coexistem e prosperam juntos. O potencial é vasto, e a chave está em como escolhemos abraçá-lo.