A Visio.AI, startup que utiliza visão computacional e inteligência artificial para acelerar a rentabilidade do varejo físico, anuncia que recebeu um aporte seed de R$12 milhões. A rodada de investimento foi liderada pelo DGF Investimentos e contou com a participação de outros investidores como Alexia Ventures e Scale-Up Ventures. Com o montante em caixa, a startup busca alavancar a operação e expandir sua presença pelo país, com a meta de atender e apoiar 1.2 mil estabelecimentos até 2025.
Atualmente, a solução da Visio.ai está revolucionando a maneira como as franquias de alimentação gerenciam sua rentabilidade e operações no varejo físico. Em um cenário onde a média nacional para uma franquia retornar o investimento é de 36 meses, os clientes da Visio.ai têm vivenciado uma redução significativa neste período, retornando o investimento em aproximadamente 25 meses. Este impacto vem do resultado da redução de até 20% do custo de mercadoria vendida e 40 horas de economia do tempo da equipe, já evidenciada em mais de 150 clientes em todo o país. Dentre estes, destacam-se várias unidades das redes Subway e Bob’s, duas das maiores franqueadoras do Brasil.
A Visio.ai escolheu as redes Subway e Bob’s para sua primeira incursão no mercado, visando demonstrar a eficácia de suas soluções no competitivo setor do varejo alimentício. Esta estratégia sublinha a capacidade da empresa de melhorar a rentabilidade e a gestão em ambientes com alto volume de atendimentos, aproveitando redes com múltiplas lojas. Além disso, a escolha ressalta a habilidade da Visio.ai de apoiar franqueados e seu potencial para expansão global, auxiliando-os no enfrentamento de desafios operacionais da loja e na gestão, treinamento e capacitação de pessoas.
No mundo atual, onde o ciclo de aprendizado digital é exponencialmente mais rápido devido à capacidade de medir e ajustar estratégias em tempo real, a startup traz essa agilidade para o mundo offline. Por meio de IA e outras tecnologias de ponta, a Visio.ai oferece uma compreensão profunda das operações de varejo, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e eficaz. As soluções da empresa dão diagnósticos precisos sobre a operação e ajudam os franqueados a priorizarem as tarefas que precisam ser realizadas diariamente.
“Nosso objetivo na Visio.ai é transformar o ambiente de trabalho no varejo, aumentando a rentabilidade e escalabilidade das operações”, afirma Matheus Flores, CEO da Visio.ai. “Nossa solução utiliza inteligência artificial para trazer maior precisão no que precisa ser feito na loja no dia a dia, e no fim o que vemos é um efeito muito positivo na formação de cultura dos times, com trabalhos mais dinâmicos, treinamentos mais personalizados e funcionários mais engajados”.
Ainda de acordo com o CEO, as tecnologias implementadas pela Visio.ai não só otimizam as operações diárias, mas também desempenham um papel crucial no aprimoramento da gestão e do treinamento de equipes, garantindo que gerentes e demais funcionários estejam bem equipados para contribuir para o sucesso da empresa. Além disso, na ponta, ainda gera fidelidade dos usuários, que passam a contar com um melhor atendimento.
“Estamos em um ponto de inflexão no segmento do varejo. Até recentemente, a tecnologia de ponta, especialmente a inteligência artificial, estava confinada ao mundo digital. Agora, essa mesma tecnologia está revolucionando as operações físicas, abrindo um leque de oportunidades valiosas. A capacidade de aumentar significativamente a rentabilidade das operações de varejo, utilizando ferramentas que até então eram exclusivas do ambiente digital, agora é uma possibilidade real. Encontramos na Visio.ai um time com a visão e capacidade para liderar essa transformação”, afirma Daniel Heise, sócio do DGF Investimentos. “Estamos contentes em liderar essa rodada e confiantes no potencial da startup no mercado”, diz.