De olho no mercado brasileiro de Business Intelligence (BI), que deve crescer de US$ 9,80 bilhões para US$ 20,28 bilhões até 2028, de acordo com estudo da Mordor Intelligence, a Zoho acaba de anunciar o lançamento da versão 6.0 de sua plataforma de BI, data science e analytics, o Zoho Analytics.
A plataforma avançada de inteligência de negócios (BI) se destaca por sua capacidade de simplificar a interpretação de informações complexas e apoiar a tomada de decisões estratégicas nas organizações.
“Estamos entusiasmados com o lançamento dessa nova versão do Zoho Analytics no Brasil. Nossa expectativa é que essa atualização reforce o uso da análise de dados em decisões críticas de negócios, além de fortalecer a posição da Zoho como uma empresa que antecipa e atende às necessidades do mercado brasileiro“, comemora Marina Scotelaro Pantoja, gerente de marketing Zoho Analytics.
A nova versão incorpora feedback dos usuários e oferece mais de 60 novos recursos. Entre as novidades estão mais de 25 novos conectores de dados, que agora incluem plataformas de Big Data e aplicativos como Yellowbricks, ClickHouse, Dremio, Zoho Connect, Zoho Marketing Automation, Zoho Backstage, Amazon Seller Central, Airtable, entre outros. Eles vêm para somar aos mais de 500 já disponíveis, permitindo uma integração mais ampla e eficiente dos dados.
Além disso, a gestão de dados foi facilitada com a introdução de funcionalidades como histórico de auditoria e histórico de sincronização, que ajudam os administradores a monitorar as atividades de forma mais eficaz. Um recurso inovador de reversão de importação foi adicionado para restaurar versões anteriores de importações de dados, garantindo a integridade dos dados em casos de erro.
“O histórico de auditoria e sincronização é essencial para garantir que todas as ações realizadas dentro da plataforma sejam rastreáveis e seguras. Isso não só aumenta a transparência como também facilita a identificação e correção de qualquer erro antes que ele impacte as operações da empresa. Trata-se de uma ferramenta que traz confiança no uso dos dados“, destaca Marina.
A nova versão oferece suporte a mais de 7 novos tipos de gráficos (além dos mais de 50 já existentes), com amplas opções de personalização para aprimorar a apresentação e interpretação dos dados. Entre as novidades, destacam-se gráficos Sankey, que ajudam a visualizar o fluxo de processos, e gráficos de Racing, que mostram mudanças ao longo do tempo com animações. Outros recursos incluem a possibilidade de criar modelos personalizados de Machine Learning e ferramentas de agrupamento que permitem categorizar dados de maneira intuitiva.
“A visualização de dados é uma das etapas mais cruciais da análise, pois é o que transforma números e informações em insights claros e acionáveis. No Zoho Analytics 6.0, temos um grande avanço com a introdução de novos gráficos altamente personalizáveis, que permitem uma visão mais dinâmica e detalhada. Isso não só facilita a compreensão dos dados, mas também ajuda os tomadores de decisão a reagir rapidamente às mudanças“, complementa.
A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado cada vez mais uma ferramenta fundamental no crescimento dos negócios brasileiros. Atualmente, 78% das empresas inovadoras do país já utilizam as tecnologias que usam algoritmos e dados para automatizar processos e fornecer insights, de acordo com o Founders Overview 2024. A funcionalidade de Sugestões da Zia, assistente com IA nativa, oferece recomendações de gráficos personalizadas durante o processo de análise, facilitando a visualização e compreensão dos dados.
Para os usuários mais avançados, a versão suporta métodos de análise como Detecção de Anomalias e Análise de Agrupamento, que ajudam a identificar valores atípicos e a reduzir a complexidade dos dados por meio do agrupamento.
“Essas ferramentas são valiosas porque não apenas simplificam a análise de grandes volumes de dados, mas também permitem que os usuários identifiquem tendências e exceções de maneira automática, algo que antes demandaria muito mais tempo e recursos. A Detecção de Anomalias, por exemplo, ajuda a identificar rapidamente qualquer comportamento fora do padrão, permitindo que as empresas tomem medidas corretivas de forma proativa“, ressalta Marina.
A segurança também foi aprimorada com a integração do Zoho Analytics ao Zoho Directory, permitindo um gerenciamento mais fácil do acesso dos usuários, além da configuração de restrições de IP em nível de espaço de trabalho para proteger contra acessos não autorizados. Os usuários podem experimentar essas novas funcionalidades testando o Zoho Analytics 6.0. Confira agora clicando aqui.