Search

IA auxilia plataformas de e-commerce a obterem sucesso na Black Friday

1datapipe
Foto: divulgação

Considerada uma das datas mais importantes para o varejo, a Black Friday de 2024 tem tudo para ser um sucesso. Estudo recente realizado pelas plataformas Mercado Livre e Mercado Pago apontam que 85% dos consumidores pretendem comprar algo no dia, com um levantamento da Confi.Neotrust projetando uma movimentação de aproximadamente R$ 9,3 bilhões.

Nesse cenário, uma tecnologia tende a ser grande aliada dos varejistas: a Inteligência Artificial. Sendo utilizada por cerca de 75% das empresas de e-commerce, segundo informações da Ebit/Nielsen, a ferramenta surge como uma nova fonte de dados que promete fazer com que o comerciante fique cada vez mais próximo de seu potencial cliente.

De acordo com Igor Castroviejo, diretor comercial da 1datapipe, plataforma de consumer insights baseada em Inteligência Artificial, o e-commerce é a principal plataforma a ser utilizada na Black Friday de 2024, com dados da ABComm mostrando que a projeção de faturamento para o segmento esse ano deve ser de R$ 7,93 bilhões.

“O comércio virtual, diferentemente do presencial, dá mais insumos para que os varejistas conheçam o seu consumidor, pois deixam diversos rastros que mostram os seus interesses e que tipo de produto costuma comprar”.

Com isso, o executivo explica que a Inteligência Artificial vem bastante a calhar justamente nesse ponto, auxiliando os comerciantes a terem uma noção mais detalhada da jornada do consumidor em sua plataforma.

“Uma boa ferramenta de IA aliada com análise de dados dá um panorama mais interessante aos varejistas, permitindo ofertas e aproximações mais personalizadas. Justamente pela grande gama de informações que eles recebem, por vezes utilizam esses dados de forma equivocada, o que atrapalha novos negócios e ainda pode irritar um potencial cliente”.

Por meio da utilização da Inteligência Artificial, o player de e-commerce consegue ter acesso a dados mais específicos e com adesão ao seu negócio, o que aumenta as chances de uma negociação bem sucedida.

“Hoje, no mercado, já existem soluções tecnológicas que mostram a jornada completa do cliente em diversos canais, dando informações valiosas como histórico de compras no e-commerce, localização de onde costuma adquirir mercadorias, comportamento online, estilo de vida, padrões de compras, métodos de pagamento mais utilizados e até mesmo a interação com marcas concorrentes”.

Assim, os varejistas antecipam as preferências dos consumidores, personalizando experiências e refinando estratégias de engajamento em tempo real, garantindo interações significativas que ressoam ao longo de sua jornada.

“Vale ressaltar que uma experiência personalizada é o que almeja grande parte dos usuários. Um estudo recente da Meta mostra que 64% dos consumidores armazena informações pessoais em sites, sendo que 56% gostariam de utilizar a IA para melhorar a sua experiência nas aquisições de fim de ano. Já um outro levantamento, da Opinion Box, mostra que 65% dos clientes consideram que experiências personalizadas influenciam a decisão de compra. Dessa maneira, o uso da IA se faz cada vez mais pertinente e colabora para um mercado mais competitivo e democrático para todos”, finaliza.

Compartilhe

Leia também