Search

Startup que atua com agricultura regenerativa e economia verde abre rodada de investimentos

Foto: divulgação.

Carbon Remove, criada em 2022, em Piracicaba (SP), por Guilherme Fioresi Marques, produtor rural que tem dedicado os últimos 14 anos no desenvolvimento de soluções inovadores, digitais e sustentáveis para o agronegócio, acaba de abrir uma rodada de captação.

Como produtor rural me encontrava com a necessidade de melhorias nas condições das pastagens para a produção de bovinos, procurando alternativas mais baratas e eficientes que não fossem os fertilizantes convencionais. No mesmo momento me deparei com uma quantidade significativamente grande de biomassa residual do pós-colheita de eucalipto em uma área arrendada para uma grande empresa de papel e celulose. Fui estudar o que poderia fazer com aquela biomassa, além de compostagem e por meio de artigos científicos e relatos de pesquisadores me deparei com uma solução baseada na natureza, o biochar, um material orgânico carbonizado de forma controlada que remove os gases de efeito estufa e que ao final do processo se caracteriza como uma condicionador de solo, retendo água, armazenando minerais e abrigando microrganismos sendo uma ótima alternativa de longo prazo para melhorar a estrutura do solo e por consequência nutrir as plantações, produzindo mais alimento de forma sustentável“, conta.

Na prática, a startup implementa e opera a unidade de biochar no local da biomassa e entrega 4 ativos econômicos aos clientes: redução dos custo agrícola em até 40%, aumento da produtividade de 15% a 25%, créditos de carbono e métricas ESG.

Além disso, com a captação, iremos implementar o sistema biochar 4.0. Nosso diferencial irá garantir a eficiência de produção do biochar e a rastreabilidade na geração dos créditos de carbono“, complementa.

Carbon Remove foi uma das 12 startups entre 185 inscritas, aceleradas pelo Shell StartUp Engine Brasil 2024, um programa global de investimento social da Shell, que impulsiona o empreendedorismo por meio da aceleração de startups comprometidas com a criação de soluções sustentáveis para uma transição energética mais segura, justa e eficiente.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC/SP/PR, 4 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças 2023.

Leia também