A Stark Infra, empresa de infraestrutura financeira que atende bancos, fintechs e empresas interessadas em lançar produtos financeiros, anunciou a chegada de Felipe Facchini como seu novo CEO.
O executivo assume com a missão de acelerar a estratégia de crescimento da companhia, em um momento em que a Stark Infra se consolida como referência no setor.
Com mais de duas décadas de experiência em instituições financeiras, fintechs, meios de pagamento e e-commerce, Facchini traz uma trajetória sólida em liderança de times, desenvolvimento de produtos, estratégia comercial e expansão de negócios.
Economista pela FAAP e com MBA pela FIA/USP, o novo CEO é reconhecido por seu foco no cliente e pela capacidade de gerar resultados consistentes e sustentáveis.
Antes de assumir a liderança da Stark Infra, Felipe atuou por 11 anos no PayPal, onde ocupou posições nas áreas de produtos e vendas até chegar ao cargo de managing director no Brasil, sendo responsável pela estratégia local e pela operação nacional da companhia.
Sua última posição foi como CEO da Shopbanx, onde liderou um processo de reestruturação e evolução da empresa. O executivo também passou por Itaú, VR Benefícios e Credicard, com atuação destacada nas áreas de produtos, marketing e comercial.
“A Stark Infra tem um papel essencial no ecossistema financeiro: somos uma empresa de infraestrutura que permite a bancos digitais, fintechs e companhias de pagamento operarem de forma simples, segura e escalável. Nossa tecnologia apoia o crescimento sustentável dos nossos clientes, e minha missão será consolidar a Stark Infra como um dos principais players de infraestrutura financeira do país, contribuindo para democratizar o acesso aos serviços financeiros”.
Com a chegada do novo CEO, a Stark Infra reforça sua posição como empresa independente do Stark Bank. Sua infraestrutura, 100% proprietária, foi originalmente desenvolvida para suportar as operações do banco.
O crescente reconhecimento do mercado e a demanda de outras empresas por essa mesma base tecnológica levaram à criação da Stark Infra, hoje aberta a qualquer instituição que deseje operar com tecnologia robusta, moderna e segura.
A história do negócio tem paralelos com a trajetória da Amazon Web Services (AWS): assim como a gigante do varejo construiu uma infraestrutura para uso próprio antes de oferecê-la ao mercado, a Stark Infra nasceu de uma necessidade interna e evoluiu para se tornar provedora de infraestrutura para todo o setor financeiro.
Nos próximos meses, a empresa lançará seu primeiro produto com Inteligência Artificial (IA), voltado à leitura de contratos sociais para extração de poderes, uma das maiores dores dos bancos na abertura de contas PJ, atualizações cadastrais e concessão de crédito.
Nesse sentido, Stark Bank e Stark Infra avançam lado a lado, dentro do mesmo ecossistema, com propostas complementares e independência operacional.
Lançada em 2022, a Stark Infra já atende 26 instituições financeiras e fintechs. A previsão é encerrar 2025 com crescimento de 2,5 vezes no faturamento em relação ao ano anterior.
Com a chegada de Facchini, a companhia reforça sua ambição de acelerar ainda mais esse crescimento, com foco no lançamento de novos produtos e na ampliação da penetração dos atuais.
O objetivo é apoiar a modernização dos bancos e oferecer tecnologia de ponta e eficiência operacional às fintechs, para que possam focar em seu core business, delegando a infraestrutura a uma plataforma escalável e confiável.