Pesquisar

Playbooks que não funcionam mais e marketing com IA sem modismo: RD e as novas apostas no mercado

Foto: @greenfotografias
Foto: @greenfotografias

RD station, unidade de negócio da TOTVS, anunciou durante o RD Summit, em São Paulo, uma série de novidades para impulsionar empresas, considerando o cenário que vivemos com a Inteligência Artificial (IA).

Gustavo Avelar, VP da RD Station, explicou porque as antigas fórmulas do marketing e vendas não funcionam mais e propôs uma solução mais ágil e personalizada de usar playbook nesses dois contextos.

Em seu portfólio de produtos, a empresa destaca a evolução da adoção de um mix estratégico de canais, tecnologias e personalização mirando em resultados mais consistentes e de longo prazo.

De acordo com ele, as empresas enfrentam quatro grandes mudanças no mercado: menos tráfego orgânico, novos dados, pressão por adoção de IA e ciclo de novas tecnologias e comportamentos.

“Os playbooks que geraram ceescimento, métodos de marketing e vendas prontos e testados já não funcionam. É fundamental que todos entendam esse novo contexto, revisem suas premissas, rituais e processos, e adaptem suas operações com maior frequência. A RD, como unidade de negócios da TOTVS, reforça seu papel como trusted advisor de nossos clientes, ajudando na seleção das melhores estratégias para os negócios crescerem, além de seguir a missão de educação do mercado que existe desde o início“, destaca.

De forma prática, a empresa está evoluindo sua própria operação e soluções, sugerindo novos padrões de ações em um ecossistema flexível de marketing, vendas e atendimento. Dentre as recomendações apresentadas estão: fortalecimento do topo, com o encantamento de potenciais clientes em momentos além da busca, acompanhamento de indicadores de impacto e não só da receita direta, com melhor tratamento de dados proprietários e adoção de novos modelos probalísticos, treinamento de IAs porta-vozes das empresas, que representem fielmente seus negócios, mudando a lógica de marketing de conteúdo, e assumir o protagonismo do marketing e vendas com estratégia, flexibilidade e apromimoramento da cultura de testes.

“Não se trata de usar IA por modismo, mas de aplicá-la de forma últil e estratégica, junto aos melhores dados para transformar cada interação em oportunidade“, complementa.

NOVIDADES NA ESTEIRA DE PRODUTOS E JORNADAS

RD apresentou novidades que personalizam a jornada de marketing e vendas através de três pilares de atuação: integração da jornada, IA como multiplicador de eficiência e estratégia de canais para cada realidade, além de adiantar que terá vários lançamentos em produto nos próximos meses.

Só em IA, serão 9 lançamentos. A mais significativa é a evolução da Rê da RD, copiloto de IA que auxilia usuários em toda operação dos produtos ofertados, análise de dados e levantamento de oportunidades. Outra novidade é o MCP, que permite conectar ferramentas de IA aos dados de produto, facilitando a automação de tarefas, análise e tomada de decisão.

Além disso, uma outra ferramenta lançada no evento foi o Radar GEO, que analisa gratuitamente o conteúdo de um site e indica o quão preparado está para ser mencionado corretamente pelas LLMs, além de oferecer insights para direcionar a estratégia de GEO, evolução do SEO considerando a IA.

Para o e-commerce, especificamente, a empresa apresentou o RD tracker, que recomenda produtos com base no comportamento de navegação. Já nos avanços de IA de vendas e atendimento, as novidades foram o enriquecedor de dados e gerador de listas e o agente com habilidades avançadas.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC/SP, board member do Economia PR, 4 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 100 dos + Admirados da Imprensa no Brasil em 2025.

Leia também