Siga nas redes sociais

Search

Maioria dos trabalhadores não abre mão do cafézinho após almoço, aponta pesquisa

Foto: Pixel-Shot/AdobeStock
Foto: Pixel-Shot/AdobeStock

O cafézinho pós almoço continua sendo uma paixão do trabalhador brasileiro mesmo diante da onda inflacionária que atinge principalmente o setor de alimentos.

Atualmente, o preço médio da refeição completa fora de casa está em R$ 40,64, sendo que o cafezinho representa 10,68% do total da composição desse valor, uma refeição completa considera prato principal, sobremesa, bebida e café, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT).

Mesmo diante desse cenário de aumento dos preços, o trabalhador brasileiro não quer abrir mão desse hábito. Para isso, adotaram a estratégia de selecionar estabelecimentos que oferecem café grátis após a refeição.

Essa foi a resposta dada por 72,82% da mostra de 3.296 pessoas que participaram de uma pesquisa realizada pela Sodexo Benefícios e Incentivos em todo o Brasil entre os dias 13 e 15 de julho.

Há também as pessoas que preferem ir a alguma cafeteria e pagar pelo café (22%) e as que escolhem um restaurante que oferece a bebida paga após a refeição (5,19%).

Os dados mostram ainda que 45% dos trabalhadores afirmam sentir muita necessidade de tomar café após o almoço, 32,92% sentem pouca necessidade e 21,72% não gostam da bebida.

Neste recorte, quando questionados se mesmo aumentando o valor da refeição estariam dispostos a pagar pelo café, pelo menos 61,41% disseram não optar pelo café ao comprometer o saldo do vale-refeição. No entanto, 38,59% disseram que mesmo aumentando o valor da refeição estão dispostos a pagar pela bebida.

“Apesar de muitos restaurantes não terem repassado a totalidade dos reajustes dos alimentos para o preço no cardápio, é importante lembrar que desde o ano de 2020 até agora, a média de duração do saldo do crédito do vale-refeição passou de 18 para apenas 13 dias. É esse o motivo que levou os brasileiros a selecionarem a opção do restaurante com café grátis, como estratégia para fazer o valor do benefício render até o final do mês e ao mesmo tempo não ter que abrir mão dessa bebida considerada paixão nacional”, afirma Antonio Alberto Aguiar, diretor executivo de estabelecimentos da Sodexo Benefícios e Incentivos.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail