Siga nas redes sociais

Search

Afinal, o que significa ter coragem de ser você mesmo?

Foto:  rawpixel.com/AdobeStock
Foto: rawpixel.com/AdobeStock

Seja você mesmo! Esse é um daqueles temas que tende a ser clichê justamente por ser repetido diversas vezes e em diversos contextos, mas afinal: o que significa ser você mesmo? 

Na minha jornada acho que um dos maiores desafios tem sido justamente compreender quem sou eu, porque me vejo em constante mudança e muitas vezes em batalhas internas sobre quem acredito que sou versus quem me disseram que eu deveria ser, então a jornada de se reconhecer e compreender a si mesmo já exige muito.

Lendo o livro A Coragem de ser você mesmo, da Brené Brown, a passagem abaixo me chamou a atenção.

Essa é quem eu sou 

Essa é a minha origem 

Essa é a minha bagunça 

Isso é o que significa pertencer a mim mesma

Todas as vezes que olhamos no espelho, nós enxergamos um reflexo muitas vezes distorcido, que inclui tudo que aprendemos sobre quem deveríamos ser e, olhamos principalmente o que nos falta, o que a sociedade aponta que deveríamos ser.

Conseguir ultrapassar as barreiras e se enxergar verdadeiramente exige muita coragem porque significa romper com todas aquelas vozes externas e internas que nos fazem ser tão duros e exigentes conosco.

De alguma forma acreditamos que é nos diminuindo e nos punindo que vamos conseguir superar nossos defeitos e finalmente caber na forma que foi desenhada sobre o que deveríamos ser.

Pior que isso, é que ficamos tão chateados e frustrados com essa luta eterna contra nossa própria natureza que somos duros também com as pessoas ao nosso redor e isso se torna um ciclo vicioso que gera ansiedade e desconexão em todos nós.

O melhor caminho para compreender e respeitar o outro é em primeiro lugar buscar o nosso próprio pertencimento e nos respeitar, só assim podemos quebrar essa barreira do espelhoe enxergamos nós mesmos e o mundo com mais empatia.

Eu confesso que essa é uma das coisas muito bonitas de ser colocadas no papel, mas extremamente difícil de colocar em prática. Eu sempre me pergunto:

Porque é tão dificil me amar por tudo aquilo que sou?

Especialmente como mulher sei que existem algumas razões como os padrões de beleza que nos foram impostos e fazem a gente sempre acreditar que não é bonita o suficiente e que o nosso valor muitas vezes é definido sobre estar dentro/fora desse padrão.

Além disso, existem todas as outras exigências sobre os papéis que devemos desempenhar como mulheres, seja no trabalho, com o parceiro/parceira, seja com os filhos e assim por diante.

No final, se amar e assumir tudo que você é, exige coragem,  sempre iremos desapontar pessoas no nosso caminho. Isso é difícil porque significa que não podemos ter nossa validação de valor no que os outros enxergam sobre nós.

E ao mesmo tempo saber estabelecer limites que sejam saudáveis, mas sem perder também a conexão e o pertencimento com aqueles que realmente nos amam e nos querem bem.

Lidar com tudo isso, diante de um mundo tão caótico e desafiador pode ser muita coisa, então vá com calma e tenha paciência com você mesmo.

Vamos?

Compartilhe

Fundadora da Mulheres no Comando

Leia também

Receba notícias no seu e-mail