Siga nas redes sociais

Search

Gestão orçamentária é o caminho para negócios bem sucedidos e sustentáveis

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Vitor Hugo Siqueira, head financeiro da fintech Portão 3.

Quando falamos em desenvolvimento, ampliação de operações, crescimento e sustentabilidade da empresa, é comum as pessoas ligarem tudo isso a investimentos, aportes ou novas parcerias comerciais. Porém, o caminho é mais simples do que parece, pois com gestão orçamentária pode-se obter o resultado almejado ‘dentro de casa’ e, em pouco tempo. A gestão orçamentária pode ser complexa à primeira vista, mas se bem planejada pode ser a solução para o seu negócio.

Mas, afinal, o que é gestão orçamentária e como aplicá-la no seu negócio a fim de torná-lo mais escalável e conquistar mais clientes? A gestão orçamentária refere-se ao processo de planejamento, monitoramento e controle dos recursos financeiros de uma organização, com a finalidade de alcançar suas metas e objetivos. É a forma como a empresa gerencia o seu dinheiro e recursos financeiros para garantir que os investimentos sejam estratégicos e responsáveis, ampliando o retorno sobre o investimento e diminuindo os riscos.

Além disso, a gestão orçamentária envolve a elaboração de um orçamento anual, onde há um plano detalhado de todas as receitas e despesas definidas pela organização durante o período. O orçamento aqui tem papel de plano, todavia também pode ser utilizado como ferramenta de controle gerencial, considerando que metas são definidas, existem variações que devem ser explicadas e analisadas, com foco em ações corretivas para evitar um possível desvio.

Aqui, vale uma ressalva: a gestão orçamentária deve ser realizada de forma sistemática e regular, de modo que a empresa consiga identificar tendências, analisar as informações e tomar decisões durante a execução do plano e, não após o fato ou ocorrência, otimizando assim o uso dos seus recursos financeiros.

Quando falamos em estrutura devemos ter em mente que a gestão orçamentária é composta por planejamento orçamentário, controle orçamentário, avaliação de desempenho, comunicação e transparência. Todos os processos se complementam, tornando participantes do processo os diferentes colaboradores da empresa.

Importante destacar os principais benefícios que a gestão orçamentária traz para a rotina da empresa, como: planejamento financeiro, ajuda a empresa a se planejar de forma estratégica; controle financeiro, promove um acompanhamento recorrente das receitas e despesas para identificar possíveis desvios, permitindo um controle mais próximo dos gestores; tomada de decisões, ferramenta de apoio para tomada de decisões assertivas, reduzindo custos e projetando novas ações, comunicação e colaboração, melhorias na comunicação interna, integrando todas as áreas para alcançar um objetivo em comum.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail