Siga nas redes sociais

Search

4 benefícios da IA para o futuro da capacitação profissional 

Foto:  Marco Torelli/divulgação.
Foto: Marco Torelli/divulgação.

Desde o lançamento do ChatGPT, um modelo de linguagem com capacidade de responder perguntas e manter diálogos com humanos, há um grande avanço tecnológico na área de Inteligência Artificial. Muitos setores estão se desenvolvendo rapidamente e a capacitação profissional é uma delas. 

De acordo com uma pesquisa recente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), ao menos 76,2% consideram que a utilização de ferramentas de IA terá grande impacto em sua competitividade. 

Para Jan Krutzinna, CEO e fundador da ChatClass, o uso da IA aliada a estes aplicativos, já presentes na maioria dos smartphones, traz muitos benefícios para as empresas, uma vez que proporciona o treinamento descentralizado, promovendo times mais engajados e capacitados. 

Acreditamos que a personalização do treinamento, a simulação de situações de trabalho e o feedback instantâneo podem transformar a maneira como as empresas treinam seus colaboradores e melhorar significativamente a produtividade e a qualidade dos resultados“.

Para ele, a IA trará significativas mudanças para um novo perfil de ensino corporativo, como: 

1 – Aprendizado efetivo com feedbacks em tempo real  

O conteúdo entregue via chat é absorvido mais facilmente através de pílulas de conhecimento, quizzes e conteúdo gamificado. Além de rápido acesso aos conteúdos, que podem ser disparados por ferramentas já familiarizadas por muitos como o WhatsApp e Instagram, para tornar a experiência de aprendizagem mais eficaz, a IA consegue fornecer feedbacks instantâneos para cada aluno/colaborador, o que os ajuda a corrigir os erros e aprender com eles imediatamente.

2 – Gestão inteligente de dados 

As empresas que adotam a IA para a capacitação de seus colaboradores também podem monitorar o progresso e avaliar o sucesso do treinamento em tempo real. Isso permite que os gestores ajustem o treinamento e garantam que os colaboradores estejam recebendo a formação necessária para desempenhar suas funções de maneira eficaz.

3 – Acessibilidade e alcance

Dados de uma pesquisa recente da empresa Emergence apontam que 80% da força de tarefa global não trabalha em escritórios. Como fazer para treiná-los de forma efetiva e acessível? O WhatsApp ou Instagram são dois apps de fácil alcance e adequados para fornecer o treinamento na hora em que o funcionário estiver focado. 

4 – Maior engajamento

Com base na nossa experiência, cursos via WhatsApp engajam até 3 vezes mais que as plataformas tradicionais de ensino à distância e oferecem uma taxa de conclusão superior aos cursos à distância. Com a IA, as empresas podem criar times mais engajados e treinados, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos resultados. A adoção da IA na capacitação profissional é uma tendência que deve crescer nos próximos anos, e as empresas que a adotarem agora estarão na vanguarda dessa transformação.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail