Siga nas redes sociais

Search

Como implementar a governança colaborativa pautada pela ética humana

Farias Souza, CEO de Board Academy
Foto: divulgação

Por Farias Souza, CEO de Board Academy.

A governança colaborativa é tendência nas empresas no mundo todo. Uma pesquisa recente da Bravo Research estima um movimento financeiro deste mercado de cerca de 15 bilhões de dólares até 2025.

No Brasil, o mesmo levantamento expõe que daqui a quatro anos as soluções e consultorias em governança colaborativa deverão movimentar mais de 785 milhões de dólares. De fato, o tema ganhou espaço no país e se tornou foco de estudos e debates.

Os especialistas acreditam nas ações de governança pautadas pela ética humana.

Portanto, elas devem estabelecer ações de tratamento igualitário e políticas de diversidade, implementar prestações de contas e transparência de gestão, além de zelar pela longevidade das empresas sem esquecer-se de incorporar questões de ordem social e ambiental. Conheça mais:

Harmonia e trabalho com foco além do lucro

Os agentes de governança colaborativa procuram promover condutas para melhorar a convivência harmoniosa entre a gestão e a sociedade.

É impossível pensar hoje na administração de grandes empresas sem incluir assuntos que estão além dos muros das corporações, como a equidade de gênero, diversidade e inclusão.

Mais mulheres e minorias nas lideranças

Mesmo com os avanços significativos nos últimos 10 anos, não podemos ignorar a pequena participação feminina em cargos de liderança.

Cabe aos conselhos consultivos estabelecer ações afirmativas para apoiar a presença das mulheres em cargos executivos, pois o que é aplicado dentro das empresas reflete fora delas.

Outro ponto crucial é apoiar políticas efetivas para a comunidade LGBTQIA+ com o intuito de conscientizar o empresariado sobre a importância de um time mais diverso.

Muito além do lucro

Quando falamos de sustentabilidade, por exemplo, o olhar da gestão se volta para políticas ambientais. Estamos passando por um momento decisivo do planeta, em que os recursos estão sendo consumidos ao limite, não sabemos como será o futuro e a vida das próximas gerações.

Então, o tempo é de trazer para o ambiente empresarial essa responsabilidade ambiental, é necessário buscar uma função social para os negócios, pensar além do lucro.

Comunicar para contagiar

A comunicação também precisa ser trabalhada, não adianta implementar inovações em governança colaborativa nas empresas se elas não forem divulgadas.

Os gestores devem investir em uma comunicação clara e ética para transmitir o que está acontecendo dentro da empresa para o público externo. Os bons exemplos devem ser passados para frente, o ser humano é sociável e influenciado pelas ações de seus semelhantes.

Comunicar é uma maneira de criar uma cadeia de incentivo para que as novas políticas se tornem uma realidade em outras organizações.

Impacto e continuidade

Mudanças não acontecem de uma hora para outra, mas são frutos de anos de luta e movimentação. O mais importante é que os responsáveis pela governança colaborativa dentro das organizações estejam comprometidos em fazer mudanças graduais nas políticas internas, mudanças estas que geram impacto.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail