Siga nas redes sociais

Search

O que os gestores públicos podem aprender com a capital mais competitiva do Brasil

Crédito: @wirestock / Envato Elements licenciado por Aprova
Crédito: @wirestock / Envato Elements licenciado por Aprova

O compromisso com o cidadão e os investimentos em inovação transformaram uma cidade à beira-mar em referência em competitividade e eficiência.

Estou falando de Florianópolis, a capital catarinense que se destacou recentemente como a cidade mais competitiva do Brasil, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios 2023 publicado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

A gestão municipal encontrou na transformação digital uma aliada, o que ajudou Florianópolis a liderar o ranking e redefinir o paradigma de como as cidades podem prosperar na atualidade.

O estudo avaliou 410 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes, representando quase 60% da população nacional. E foi a primeira vez que uma capital lidera o Ranking de Competitividade dos Municípios.

Esta análise profunda, organizada em 13 pilares temáticos e 3 dimensões cruciais – instituições, sociedade e economia – forneceu insights valiosos sobre os potenciais e os desafios das cidades.

CLP utilizou 65 indicadores de áreas que são consideradas fundamentais para a competitividade municipal. Além do bom desempenho em qualidade de saúde, segurança e capital humano, Florianópolis também serve de referência quando o assunto é inovação de processos.

Um exemplo prático é a implementação do alvará autodeclaratório. A tecnologia automatiza várias etapas do processo – em alguns casos todas elas – e permite que o alvará de construção seja emitido instantaneamente. 

Com a solução, as análises complexas, cálculos e outras atividades manuais são automatizadas. O sistema também executa sozinho a análise da viabilidade legal e complementar, além do estudo prévio.

Além dos benefícios óbvios para investidores e empreendedores, aumento da arrecadação e geração de empregos, a tecnologia garantiu a segurança que o Município buscava para resolver outro desafio.

De olho nas tendências tecnológicas para o setor público, a gestão investiu em automação para retirar os servidores de tarefas manuais e direcioná-los para atividades mais estratégicas, como a fiscalização de obras.

Em menos de um ano, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano identificou e demoliu 150 obras que estavam em desacordo com a legislação municipal.

A medida teve como objetivo elevar os padrões de construção na cidade e também proporcionar um ambiente mais seguro e sustentável para todos os cidadãos.

Também preciso destacar os resultados do projeto de modernização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da capital catarinense. 

A certidão de conformidade ambiental – que levava um mês para ser liberada para o empreendedor – e a autorização para poda de árvores – que o morador não conseguia antes de quatro meses de espera – agora são emitidas em 24 horas. 

Hoje a capital catarinense é a cidade com a maior capacidade de fornecer serviços públicos de qualidade no Brasil. Essa é a maior lição que os gestores municipais podem aprender com Floripa.

Compartilhe

Arquiteto, fundador e CEO da Aprova, a suíte de soluções que moderniza a gestão pública, agiliza o atendimento ao cidadão e já ancorou a economia de R$ 50 milhões em cidades brasileiras. Em 2022 captou a maior rodada de investimentos em uma govtech na América Latina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail