Siga nas redes sociais

Search

Automação é o próximo nível na gestão de benefícios corporativos

Elisangela Puhl
Foto: divulgação

Por Elisangela Puhl, diretora da RH Tutto.

Ao longo dos anos, o RH, particularmente em grandes organizações, desempenhou uma ampla gama de funções, muitas centradas em processos e administração. Contudo, as novas gerações e as circunstâncias recentes ampliaram o escopo da área, posicionando-a como protagonista em iniciativas estratégicas.

Com foco intenso no desenvolvimento e na retenção de talentos, a gestão de benefícios corporativos surgiu como um elemento crucial para reforçar essa evolução.

As soluções tecnológicas têm sido a chave para superar os desafios contemporâneos, proporcionando ao RH:

  • Centralização de informações para uma visão unificada.
  • Parametrização adaptável que alinha benefícios com legislações e necessidades corporativas.
  • Automação de cálculos e integrações para otimizar a eficiência.
  • Processos digitalizados para facilitar o acesso e escolhas dos colaboradores.
  • Comunicação otimizada entre RH e funcionários para resolver dúvidas e problemas com eficácia.

A automação transformando números em resultados

Em um mercado globalizado e em constante evolução, as empresas estão buscando não apenas vantagens competitivas, mas também maneiras de quantificar esses benefícios.

O investimento em automação, especialmente na gestão de benefícios, tem se mostrado uma estratégia não só promissora, mas também mensurável. As vantagens se estendem além das métricas e tocam o cerne do bem-estar e satisfação dos colaboradores.

Um levantamento realizado pela Mercer no estudo Global Benefits Trends 2023 ilustra isso claramente. As empresas que se beneficiaram da automação conseguiram reduzir em até 70% o tempo despendido em tarefas manuais.

Este tempo economizado pode ser redirecionado para estratégias focadas no bem-estar e crescimento dos colaboradores.

A integração tecnológica na gestão de benefícios não só otimiza processos, mas também resulta em economias significativas.

Conforme apontam pesquisas de autoridades de mercado como Gartner e IDC, a incorporação da automação no processo de gestão de benefícios pode refletir em uma economia de até 20% nos custos associados.

Porém, um dos indicadores mais significativos do impacto positivo da automação é a resposta dos próprios colaboradores.

Segundo a SHRM, Sociedade de Recursos Humanos dos Estados Unidos, há um incremento de até 30% na satisfação dos funcionários quando as empresas investem na automação de benefícios.

Este dado ressalta que, mais do que otimização e economia, a automação tem o poder de melhorar a experiência e a percepção dos colaboradores em relação à organização.

Estes insights, além de destacarem o valor tangível da automação, sublinham o retorno significativo que estratégias de benefícios aprimoradas podem trazer às organizações.

Não se trata apenas de números, mas de uma melhoria qualitativa na relação entre empresa e colaborador, solidificando uma base para um crescimento sustentável e harmonioso.

Não há dúvidas de que uma gestão de benefícios estratégica é uma forte alavanca para o sucesso.

Com as ferramentas digitais adequadas e uma perspectiva voltada para o futuro, o RH não apenas realça o pacote de benefícios, mas também solidifica sua posição como um pilar fundamental, preparando as empresas para os desafios e oportunidades do amanhã.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail